Como aumentar as vendas no seu supermercado?

Postado em: 11/11/2019

Aumentar as vendas é uma preocupação recorrente do supermercadista. As empresas que se mantiveram no mercado, agora, terão uma grande oportunidade de aumentar as vendas.

Os hábitos de compra mudaram, as novidades tecnológicas tomaram conta de todos os setores da sociedade e no varejo essa realidade não é diferente. Os novos métodos de venda, possuem cada vez mais clientes, de forma que deixar de acompanhar esse movimento poderá representar perda de mercado para o supermercadista.

Como aumentar vendas nesse mercado altamente competitivo?

Há duas maneiras de aumentar vendas. Conquistar novos clientes ou aumentar a demanda de compra dos seus atuais consumidores. Os varejistas têm um leque de ferramentas para trabalhar em ambos os objetivos. Algumas delas, podem ajudar nos dois, mas o que mais interfere na escolha é o contexto em que sua loja está inserida. Não existe receita.

As principais formas de aumentar as vendas:

Multiformato

Nos últimos anos, o formato que mais cresceu no Brasil foi o atacarejo, dado que, no momento da crise, as pessoas buscam por preços competitivos. Porém, no cenário atual, esse formato tende a não crescer tanto mais.

A tendência agora são as lojas de produtos diferenciados. Supermercados ou lojas multifuncionais caíram no gosto dos brasileiros. Por isso, um supermercado que contenha uma rotisserie, uma saladeria, um buffet de comida japonesa ou uma patisserie, atenderão a demanda desse novo público.

É importante analisar a realidade e o formato da loja antes de qualquer medida. Qual é o tamanho da loja? Qual o tipo da loja, um atacarejo, uma loja de bairro ou uma conveniência? As medidas para aumentar as vendas irão depender do contexto da sua loja.
Por exemplo, supondo que você queira trazer o conceito de conveniência para sua loja, é possível promover mudanças como instalar caixas rápidos e mudar a localização da padaria dentro da sua loja, trazendo-a mais para perto dos caixas. Compreende?

Multicanalidade

A multicanalidade é caracterizada pela presença da empresa, tanto no ambiente físico, quanto no ambiente digital. Ou seja, é a empresa estar em diversos canais, como mídias sociais, mobile e plataformas online.

O ambiente digital serve para alavancar as vendas, fornecendo ao supermercadista mais uma forma de estar presente em outro momento de compra do consumidor. O e-commerce, como é conhecido, tem se tornado um braço importante das vendas do varejo.

Um dos pontos mais importantes ao se falar em multicanalidade é o omnichannel. Basicamente, omnichannel é a convergência de todos os canais utilizados em uma empresa. Isto é, é a integração entre a loja física, virtual e os compradores. Ou seja, ao comprar pela plataforma online, o consumidor terá uma experiência mais próxima possível de comprar na loja física.

A vantagem da multicanalidade é que o varejista utiliza a própria estrutura da loja para aumentar as vendas. No mundo atual, esse é um projeto que deve ser colocado como prioridade, mas muitas empresas falham nessa missão.

Programas de fidelidade

Para aumentar as vendas do varejo, você deve aumentar a fidelidade e fomentar mais compras da sua base de clientes. Claro que é muito importante conquistar novos clientes, mas você nunca pode deixar de olhar para os seus consumidores fiéis.

Os programas de fidelidade exigem um esforço menor do que o e-commerce e um investimento menor do que abrir uma nova loja.

Utilize programas de pontuação, descontos em produtos via aplicativo mobile, cashbakcs, descontos exclusivos para participantes do clube da sua loja, participação de sorteios. Enfim, as possibilidades são inúmeras. Portanto, toda empresa precisa ter um programa de fidelidade. Premiar e valorizar seus clientes fiéis é uma ação básica.

Conclusão

Durante anos os varejistas precisaram olhar para a empresa e reduzir custos. Não é para deixar esse processo para trás, mas é hora de aproveitar as oportunidades e aumentar as vendas. Mas agora é o momento de pensar em estratégias para aumentar as vendas e conquistar novos clientes.  Com as novas tecnologias tomando conta dos hábitos de compras, os supermercadistas precisam atender os consumidores em todos os momentos de compra.

Atualmente, pensar em esperar que o cliente vá até sua loja pode ser pouco. É preciso atender todas as possibilidades de compra dos clientes.

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