Varejo e a indústria de consumo: Como ficará depois do coronavírus?

Postado em: 29/04/2020

O mundo está diante de um processo de transformação intensa. A pandemia de coronavírus tem sido uma grande impulsionadora para a adoção e utilização de novos recursos na maioria dos setores. Há um aumento crescente do comércio eletrônico e de tecnologia. O que antes era um complemento, hoje é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência dos negócios.

De acordo com a pesquisa, as atuais circunstâncias globais fizeram dos consumidores mais conectados, informados, exigentes, engajados e conscientes.

Destacamos oito caminhos que estão otimizando a cadeia de suprimentos e que podem ajudar em soluções, investimentos e experiências diferenciadas para os consumidores. Veja abaixo:

Pessoas no centro

A centralidade do cliente se tornou o novo epicentro do varejo, isso porquê o nível de exigência do consumidor cresceu significativamente nos últimos anos e promete crescer ainda mais. Hoje, as pessoas exigem transparência das empresas e assuntos como conscientização, sustentabilidade, produção e inclusão impulsionam o posicionamento na hora de fazer uma compra. Não há mais “simples clientes”, a tendência agora é que os consumidores sejam vistos como “agentes da mudança” ou “prosumidores”.

A experiência e a lealdade do cliente

Em parceria com a primeira, essa tendência age de acordo com as mudanças no comportamento e perfil dos consumidores. Aqui as empresas valorizam as estratégias que geram experiências diferenciadas aos seus clientes através de lealdade e estabelecendo uma ligação emocional. Isso fica ainda mais relevante na pandemia da COVID-19 com o isolamento social. Esse é o momento das companhias começarem a investir em novos modelos de trabalho, aprendizados à distância, entretenimento online, entre outros.

A confiança como o motor do crescimento

A confiança é um elemento básico em todo relacionamento. Sem ela, não há sintonia, não há acordos e nem vínculos que possam durar por um longo tempo. Isso vale tanto para a vida pessoal, como para a profissional. O nível de confiança que o consumidor atribui a uma determinada empresa é o que vai fazer ele voltar a escolhê-la ou não. Por isso, as marcas devem mostrar seus valores e buscar por iniciativas focadas em melhorar os níveis de reputação para conquistar uma boa relação de credibilidade.

As novas plataformas e modelos de negócios

Atualmente tudo o que é possível está migrando do mundo físico para o virtual. Novos modelos de negócios e o e-commerce estão crescendo. A tecnologia móvel é um dos principais propulsores das plataformas, já que praticamente todos os consumidores possuem um smartphone em mãos. De acordo com o estudo, mais de 80% da população global tem uma conexão móvel ativa de Internet, e é por isso que o varejo agora é digital: hoje uma compra pode ser feita em qualquer lugar e em qualquer horário.

A tecnologia como base para o desenvolvimento

Com o novo cenário em que o mundo se encontra, a tecnologia deixou de ser um complemento para se tornar uma necessidade. Hoje, toda a cadeia do varejo depende dela como nunca antes. O mundo tecnológico chegou para modificar os padrões de comportamento, bem como às novas oportunidades oferecidas. E é assim que novos comandos como a inteligência artificial e a realidade aumentada tomam conta dos negócios e só prometem ascender.

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