Varejo: Black Friday 2019

Postado em: 04/11/2019

A Black Friday acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, para o varejo Black Friday é muito importante. Pois, é neste dia que se inicia a temporada de compras para o natal. No Brasil essa data cairá dia 29 de novembro.
No ano passado, a Black Friday Brasil quebrou recordes! Veja alguns números que a Ebit divulgou:

  • Valor movimentado durante o evento: R$ 2,6 bilhões (23% acima do ano anterior);
  • Os pedidos realizados foram de 4,27 milhões (13% acima do ano anterior);
  • Ticket médio de R$ 608,00 (8% acima do ano anterior).

O que esperar para o varejo da Black Friday 2019?

As vendas da Black Friday acontecem tanto nas lojas físicas quanto em vendas online. Essa é uma ótima notícia, pois suas ofertas chegam ao maior número de pessoas. Mas é preciso estar preparado, confira dicas para Black Friday 2019:

Planeje com antecedência

Como nesta data é comum que a demanda das vendas aumente, é necessário dar uma atenção maior ao seu planejamento estratégico. Para isto, organize o seu sistema interno de pessoas e agrupe todas as ideias e dados.

Além disto, é necessário que seja definido exatamente o que a sua empresa irá oferecer, quais os produtos e qual a margem de desconto que será trabalhada.

Trabalhe com estoque profundo

Nas primeiras edições da Black Friday o principal foco dos varejistas era apenas desovar o estoque para abrir espaço para os itens que seriam vendidos no natal. Porém, lembre-se que os consumidores buscam coisas novas também!

É preciso ter um bom mix de produtos e prestar atenção para ter uma boa profundidade. Ou seja, deve-se “guardar” produtos bons e novos para a Black Friday e para suas campanhas pré do grande evento também.

Ofereça descontos atrativos e verdadeiros

O preço é o principal fator decisivo desta data então, nada de metade do dobro hein!
Caso você não consiga oferecer descontos atrativos, invista em outros benefícios. Seja dando frete grátis para compras a partir de determinado valor, tempo de envio diferenciado ou entrega de brindes.

Porém, não adianta oferecer frete grátis quando na realidade o valor já se encontra embutido no valor total do seu produto.

Estes diferenciais precisam ser realmente um benefício ao seu consumidor. Então, se programe e invista um tempo especial para escolher a melhor abordagem. Portanto, tome cuidado para não se tornar uma fraude.

Divulgue em canais diversos

É muito importante que você divulgue que a sua marca estará participando deste evento caso contrário, você não será lembrado.

De nada adianta fazer um evento incrível se ninguém souber dele. Ou seja, o principal objetivo desta divulgação é a capacitação de novos leads então, divulgue através do Instagram, Facebook, WhatsApp, esteja onde o seu cliente pode estar.

Foque em atingir um público similar ao seu. E, uma boa alternativa para isto, é trabalhar com influenciadores digitais que se identificam com a sua marca. Pois, eles já possuem uma certa autoridade e confiança de seus seguidores para persuadi-los a escolher a sua marca das demais.

Prepare a sua equipe de varejo para black friday

Prepare e treine os seus funcionários para o grande dia, como se portar, como agir diante de determinada situação, etc. Aqui cabe até um dia de simulação, onde todo o ambiente estará organizado da forma em que será no grande dia.

É importante que da mesma forma que os seus clientes são bem atendidos em dias normais, também sejam na Black Friday. Pois, este evento, se bem estruturado, poderá alavancar o seu negócio.

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