Tendências do varejo para 2020

Postado em: 27/01/2020

Passa ano, chega ano e todo mundo alimenta melhores expectativas, não é mesmo? No comércio varejista também é assim. Em 2019 a economia ainda se recuperava e o ano de transição política deixou um pouco a desejar, frustrando as estimativas dos lojistas. E para 2020? O que esperar?

Especialistas do setor econômico apontam crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) superior a 2% e uma melhor retomada, com a recuperação mais consolidada. Além disso, o boletim Focus, do Banco Central, registrou percentual de 2,25% no crescimento da economia.

No entanto, é preciso manter a cautela e começar a praticar mais as ideias criativas para dar uma melhor guinada nos negócios. Isso porque o calendário anual não será muito favorável ao varejo diante a tantos feriados prolongados. Será preciso se reinventar e apostar na criatividade e nas tendências para atrair e fidelizar os clientes.

Quais as tendências para 2020 no varejo?

Uma forma de apostar nas vendas é acompanhar as tendências de mercado e os serviços ou comportamentos que vêm sendo aprimorados para agradar aos olhos dos consumidores e tornar a experiência de compra ainda melhor. Confira abaixo três delas.

Automatização

A automatização de processos é um dos pontos chaves do varejo e vem com forte tendência para 2020. Ela pode ser aplicada tanto na área administrativa, quanto nos processos de estocagem, comunicação com fornecedores e distribuidores, notas fiscais, leitura código de barras, entre outros. Investir em softwares com uso de inteligência artificial ou os chamados robôs otimiza as rotinas da loja, ajuda em um melhor gerenciamento e poupa tempo e dinheiro.

Frete ágil

Seja nas compras online ou físicas, especialmente no caso do setor supermercadista, pouco prazo é sinal de eficiência. O shopper tem pressa e quer usufruir dos produtos para ontem. Por isso, a entrega precisa ser a mais rápida possível e, se possível, para o mesmo dia. Muitas redes já têm conseguido se organizar para se destacar nos prazos de entrega e isso é diferencial ante a concorrência.

E-commerce + PDV

Aliar o comércio online com o ponto de venda já vem sendo consolidado no varejo há alguns anos e a tendência se fortalece na preferência dos clientes cada vez mais omnichannel. Ser multicanal aproxima mais a loja do cliente e o fideliza diante da possibilidade de uma experiência completa de compra, que ultrapassa os limites da loja física.

Varejo alimentar em alta em 2020

Um dos setores que deve começar despontando no primeiro trimestre do ano é o varejo alimentar. Uma pesquisa feita pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revelou que 57% dos supermercadistas apostam no aumento das vendas durante o verão em mais de 12%. No grupo dos que esperam estabilidade nas vendas, este dado passou de 49% para 32%.

“A recuperação tem acontecido de forma gradual e começou a ser sentida mais no segundo semestre, com melhora do nível de emprego, aumento da confiança de empresários e consumidores e reação positiva da indústria”, comentou o presidente da Abras, João Sanzovo Neto.

Principais categorias em 2020

A categoria de bebidas deve contar com um aumento de 14,3% nas vendas de cerveja. Na sequência estão a água mineral com alta estimada em 13,1%, suco com 12,1%, espumante 12%, e energéticos 11%. Já os itens sorvete e queijo lideram no segmento de alimentos com aumento esperado de 11,9% e 11,8% nas vendas, respectivamente. No segmento de higiene e beleza, protetor solar desponta com uma alta de 14% e, em seguida, aparecem os cremes depilatórios (12,1%) e os repelentes (11,5%).

Loading...