Lucratividade e rentabilidade são dois indicadores-chave de desempenho que você precisa dominar para entender a saúde financeira do seu negócio.
O que é lucratividade e rentabilidade
Lucratividade e rentabilidade são dois conceitos relacionados ao lucro líquido do negócio, mas com pontos de vista e funções diferentes.
O que é lucratividade
A lucratividade é um indicador que revela quanto um negócio efetivamente ganhou em relação a tudo o que recebeu — ou seja, sua margem de lucro líquida.
Tecnicamente, é a relação entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas em percentual, ou seja, os ganhos da empresa comparados ao seu faturamento.
É fácil entender esses conceitos: quando uma empresa vende um produto ou um serviço, o preço cobrado não é totalmente destinado ao negócio, uma vez que há custos com mão de obra, estrutura, fabricação ou compra, impostos, etc.
Logo, o lucro líquido é o valor que sobra de fato para os sócios e acionistas após deduzir todas as despesas, impostos e demais custos do negócio.
Já a lucratividade é uma medida percentual que revela a eficiência operacional da empresa, ou seja, se ela consegue cobrir os custos e ainda gerar um bom percentual de lucro com as vendas.
O que é rentabilidade
A rentabilidade é um indicador ligado a um investimento inicial e em quanto de retorno ele é capaz de proporcionar para o negócio.
No caso, podemos mensurar o quanto a empresa rendeu a partir do investimento inicial realizado para abrir o negócio, ou qualquer outro tipo de investimento em ativos e projetos.
Para isso, a rentabilidade é calculada com base na relação entre o lucro líquido e os investimentos realizados pela empresa.
No caso, o cálculo pode ser aplicado ao lucro líquido total e à soma de investimentos de um período ou a investimentos pontuais, para medir o quanto o negócio é rentável para os sócios e acionistas.
Além disso, a rentabilidade também pode ser usada para avaliar se um investimento vale a pena para a organização.
No mercado financeiro, o indicador é usado como critério para a compra de ações, já que o investidor está sempre buscando as empresas mais rentáveis para o seu portfólio.
Finalmente, a rentabilidade também pode ser calculada com base no resultado do caixa da empresa no fim do ano, em comparação com os investimentos realizados no mesmo período — ou investimento inicial, caso seja um empreendimento novo.
Diferenças entre lucratividade e rentabilidade
Para começar, a lucratividade compara o lucro final da empresa com o faturamento das vendas, enquanto a rentabilidade compara o lucro final com os investimentos realizados.
Ambos têm como base de comparação o lucro líquido, mas apontam para análises distintas do desempenho financeiro.