Reconhecimento facial: aplicativo permite fazer compras sem contato físico

Postado em: 26/10/2020

A forma com que pagamos por produtos e serviços evolui com o tempo. O dinheiro em espécie já foi a principal forma de pagamento, porém ele deu lugar ao cartão de crédito/débito, às carteiras digitais com QR Code e, agora, a próxima tecnologia é o reconhecimento facial.

Uma startup de Florianópolis desenvolveu essa solução perfeita em um aplicativo para pagamento por reconhecimento facial, em que o cliente não precisar encostar em nada. Com o app, a compra é concluída em quase dez segundos.

O que é o pagamento por reconhecimento facial?

O pagamento por reconhecimento facial utiliza da tecnologia de reconhecer rostos para validar a transação. Assim, em vez de utilizar senha, QR Code ou digital, o usuário aponta o rosto para a câmera do caixa para finalizar a transação. Em outras situações, como com pagamento mobile, o usuário aponta a câmera do celular para o seu rosto e, assim, finaliza o pagamento.

Essa tecnologia já é utilizada na China para realizar pagamentos em estabelecimentos e está sendo estudada para ser aplicada também no metrô. Dessa forma, o ato de pagar por suas compras se torna mais prático e rápido.

No Brasil, o reconhecimento facial é utilizado para desbloqueio de aparelhos e também para acessar aplicativos. Além disso, alguns bancos digitais, utilizam o reconhecimento facial para criar as contas bancárias dos usuários. E também o Facebook que utiliza a tecnologia para reconhecer as pessoas nas fotos.

Como é utilizada essa tecnologia no Brasil?

Como se pode ver, o reconhecimento facial é uma tecnologia que está presente no Brasil e você já deve tê-la utilizado, mas o que vem revolucionar é a possibilidade de pagar contas e compras por meio dessa tecnologia.

Ricardo Fritsche e Eládio Isoppo que criaram o app no Brasil explicam que para o consumidor, ativar a solução é simples. É só baixar o aplicativo, fazer o cadastro e escolher um meio de pagamento. “Ele pode ir até qualquer estabelecimento, supermercado, uma farmácia, um restaurante que tenha o dispositivo instalado. E aí rapidamente ele faz a identificação facial, escolhe o meio de pagamento que ele cadastrou previamente, confirma o valor da compra e o pagamento está feito”, conta Ricardo.

Confira matéria completa que foi publicada no site do G1 – PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS, clicando aqui !

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