Omnichannel: O que é essa tendência no varejo?

Postado em: 07/07/2020

Omnichannel é uma estratégia do varejo que utiliza diferentes canais de comunicação para oferecer a mesma experiência de compra independentemente do meio utilizado. Seja no ambiente online ou no offline. Uma experiência omnichannel integra lojas físicas, e-commerces e consumidores.

Por que investir em omnichannel?

A resposta para essa pergunta é bem simples, o consumidor já é omnichannel!
A internet vem sendo cada vez mais um fator determinante na decisão de compra. Para você ter uma ideia, segundo um estudo realizado pela Deloitte, 56% de todas as vendas do varejo passam por alguma influência de canais digitais. Pesquisar online antes de passar por uma loja física é algo comum para o consumidor omnichannel.

Quais são os benefícios do omnichannel?

O foco no cliente é o princípio básico do omnichannel, certo?
Agora, saiba que investir em uma experiência cada vez melhor é o que traz certos benefícios que você provavelmente deseja:

  • As pessoas terão vontade de retornar ao ponto de venda físico ou digital;
  • O consumidor estará satisfeito, portanto, mais propenso a comprar;
  • Usuários omnichannel tendem a gastar seis vezes mais do que os comuns;
  • Sua marca terá uma imagem mais positiva.

3 estratégias de varejo omnichannel

Você ainda não investe no varejo omnichannel? Então, essa é a hora de descobrir na prática quais são as tendências mais adotadas mundialmente. Confira!

Retirada na loja

Essa é a tendência de omnichannel mais famosa e já utilizada por grandes varejistas como Casas Bahia e Ponto Frio. Quem não gosta de frete grátis? Com essa estratégia o consumidor pode comprar pela internet e retirar o produto em uma loja física. Isso garante que ele encontre o melhor preço sem abandonar o carrinho ao notar que o valor da entrega é mais alto do que ele gostaria de pagar.

Logística reversa multicanal

Lidar com a logística reversa quando um produto não atende bem às expectativas pode ser frustrante para o consumidor. Isso porque ele já esperou até receber a mercadoria e precisará esperar mais ainda até conseguir utilizá-la de fato.

A solução que o varejo omnichannel tem para deixar esse consumidor satisfeito é a logística reversa multicanal. Dessa maneira, o consumidor pode comprar pela internet e trocar o produto em qualquer loja física.

Promoções

Achou que as promoções ficariam de fora do omnichannel? Engano seu! O cruzamento de canais de venda online e offline para a realização de promoções já conquistou o consumidor.
O Grupo Boticário é detentor das marcas Quem Disse Berenice, O Boticário e The Beauty Box. As três marcas são destaque quando se fala em estratégia de promoções omnichannel. Geralmente, ações desse tipo têm o intuito de atrair consumidores para a loja por meio da distribuição gratuita de amostras de produtos, lançamentos, entre outros.

Para isso, basta o cliente preencher um cadastro online, indicar um amigo e apresentar o voucher na loja física. Além de testar a aceitação de novos produtos, as marcas criam a oportunidade de gerar novas vendas quando estimulam o consumidor a comparecer presencialmente.

Sendo assim, marcas que adotaram estratégias omnichannel buscam conquistar o consumidor independente de por onde a venda será realizada. A tecnologia transformou todo ponto de contato com o cliente em um canal de venda em potencial. Porém, é preciso garantir que ele tenha a melhor experiência possível.

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Se você pensa em entrar no universo do omnichannel, um dos primeiros passos é investir no e-commerce. A internet fornece informações preciosas para que você consiga acertar em cheio na hora de integrar canais.

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