O varejista deve sempre estar atento com gastos e custos e, mesmo se a loja estiver dando resultados positivos, é fundamental questionar e estudar maneiras de reduzi-los. Como diz o velho ditado: “Dia de muito, véspera de pouco!”
Leia abaixo algumas dicas para facilitar essa vigília. Afinal de contas, no dia a dia atarefado de todo varejista, há muitas outras coisas para olhar.
1. Controle Financeiro
Passe a registrar e classificar todas as despesas da empresa. O primeiro passo é enxergar onde acontecem todos os gastos da loja. Em seguida, analise individualmente o que é possível cortar. Para facilitar, já que são muitas despesas, foque nos maiores valores. No início pode parecer difícil, mas com o tempo você chegará até as pequenas despesas, que somadas correspondem a um valor considerável no final do mês. Vai passar a perceber que de “grão em grão a galinha enche o papo!”.
Para controlar com eficiência e segurança é fundamental a utilização de um software. Mesmo que sua empresa ainda não utilize automação comercial no ponto de venda, você pode adotar um sistema financeiro.
Um bom começo é contar com relatórios financeiros que o ajudarão a identificar os custos. Não tem como fazer ter controle financeiro sem contar com uma previsão de fluxo de caixa, relatório de contas a pagar e um relatório de plano de contas para ter a visão global da sua operação. Neste artigo, você conhece saber mais sobre os relatórios financeiros que são essenciais para gerir melhor o seu negócio.
2. Cadastro de Produtos
A importância do cadastro vai muito além de se ter uma boa descrição dos produtos e uma classificação bem-feita dos departamentos. Os dados fiscais tributários também são fundamentais, pois eles são a base para o pagamento de impostos. Por isso, é fundamental que o varejista mantenha essa base atualizada e correta.
É muito comum constatarmos que o varejista está pagando mais impostos do que deveria, pois, muitas vezes, não compensa adequadamente os créditos e não aproveita os regimes especiais. Mais frequente ainda é a ocorrência de erros que podem acarretar multas para a sua empresa. A complexidade é alta, pois além do ICMS há o PIS e a COFINS. Pagar o imposto sobre a alíquota errada pode sair mais caro do que se imagina! E não se resume a isso, pois há outras informações como o NCM e o CEST, que fazem parte do cadastro, e são fundamentais para a geração das obrigações acessórias do Sintegra ou do Sped.
A boa notícia é que existem serviços e ferramentas no mercado que realizam esse trabalho para sua empresa. É o caso do software de validação tributária, oferecido por empresas especializadas em legislação tributária, para garantir a atualização correta do cadastro de produtos.
3. Controle de Estoque
Para a maioria dos varejistas, o estoque corresponde a grande parte do ativo da empresa. Ao gerir o estoque o varejista evita gastos desnecessários com compras de produtos que já tem estoque suficiente ou de baixo giro, deixa de perder produtos pelo vencimento e, até mesmo, descobre fraudes de clientes e funcionários. Faz parte dessa gestão o processo de inventário, para checar os seus controles com o estoque real. E lembre-se da máxima de que uma empresa bem controlada, por si só, desestimula a ocorrência de fraudes.
4. Comprar melhor
Se o olhar está para as despesas, vai chegar o momento de analisar todo o processo de compra da sua loja. Até porque, sem dúvida, os fornecedores de mercadoria são sua principal conta a pagar, então, nada mais óbvio que ter processos bem definidos de compra e ter a segurança que se está comprando bem.
Existem algumas maneiras para você conseguir comprar melhor e, consequentemente, aumentar seu lucro.
Um processo de compra automatizado oferece a você ferramentas que te deixam em vantagem para negociar com o fornecedor. Por isso, ter um software de gestão torna a sua gestão ainda mais eficiente, potencializando os seus resultados.
É importante você entender que ter um cadastro de produtos estruturado agiliza ainda mais o processo de compras, visto que com ele é possível saber de maneira rápida e assertiva quais produtos você tem em loja e, assim, fazer os seus pedidos.