Várias semanas ainda virão com notícias sobre os impactos da tragédia global do novo Coronavírus. Todo momento difícil traz grandes aprendizados. A percepção de Fernando Tornizielo, Gerente Comercial Nacional, da Getway, bacharel em Administração de Empresa e pós graduado em Gestão do Varejo, é de atenção ao momento vivido, mas com confiança que tudo ficará bem.
Getway e a quarentena
Em diversos momentos da entrevista exclusiva o Fernando Tonizielo, destacou um impacto muito sério para os negócios e o varejo. “Nós da Getway, que como todos estamos enfrentando esse momento, temos como base maior de clientes os varejistas, vejo como estão trabalhando de forma intensa nesse período, pois é por meio deles que a população tem alimento. Os supermercadistas e seus colaboradores estão desempenhando um trabalho muito importante atendendo a sociedade. Infelizmente, nem todos tem estrutura para aguentar por muito tempo esse sistema que pedem que a gente cumpra. É um momento que precisa de muita cautela, discernimento e otimismo”, comentou o administrador.
O Gerente Comercial, selecionou algumas dicas valiosas que poderão ajudar muito em seu negócio nesse momento de pandemia. Veja os tópicos abaixo:
Horários de atendimento
É importante neste momento oferecer horários alternativos e diferenciados para clientes que necessitem. Entenda que é temporário este procedimento, este momento vai passar logo. Controle a entrada e saída da loja para gerar pouco fluxo interno. Se possível comunique que não levem muitas pessoas para realizarem as compras, somente quem irá realmente decidir a compra, com isso terá menos pessoas na loja.
Cuidados com a higiene e saúde
Disponibilizar álcool em gel na entrada e dentro do estabelecimento é uma ótima ideia. Coloque colaboradores exclusivos para manter os carrinhos e gôndolas sempre higienizados. Deixe informativos sobre a prevenção espalhados pela loja. Cuide também do seu colaborador, ele é muito importante para a sua loja, oriente ele para cuidados básicos como lavar as mãos, manter distância de 1.5m de outras pessoas e o uso do álcool em gel.
Novas formas de venda
Em tempos de medo e incertezas algumas pessoas preferem não entrar em lugares públicos, nesse caso crie vendas online ou por telefone, onde o cliente apenas retire a mercadoria. Determine um lugar para fazer, por exemplo, um Drive Thre, com vaga reservada ou ainda na frente da loja na vaga de carga e descarga, levando as máquinas de P.O.S para pagamento em cartão, facilitando a vida do seu cliente, sem a entrada dele na loja neste período.
Marketing
Publicações em redes sociais como Facebook e Instagram irão fazer a diferença e ajudará na divulgação da sua loja. Para regiões onde é permitido o uso de carros/motos de som divulgando a sua loja, com horários, como fazer compras com entregas, irão colaborar na divulgação também.
Faça uma faixa externa ou dentro da loja escrito: AQUI NO (ESCREVA O NOME DA SUA LOJA) O CORONAVÍRUS NÃO TEM VEZ, ou ainda, AQUI O CORONAVÍRUS NÃO ENTRA.
E – Commerce, Ifood, Rappi e Delivery
Divulgue e faça o simples neste momento e saia na frente do seu concorrente. Monte uma central de atendimento e receba os pedidos dos seus clientes e realize as entregas. Se você nunca cobrou pelo serviço continue assim, não é este o caminho para ganhar dinheiro, neste momento temos que fazer a diferença e fazer parte do processo respeitando o seu cliente. Se ainda não tem WhatsApp, baixe o WhatsApp Business e peça que seus clientes façam o pedido por meio dele, diga que é uma opção segura, mas não obrigue o cliente usar este caminho.
Outra sugestão é ir em busca de plataformas de delivery como Rappi e Ifood para um futuro próximo, no momento sugiro que faça o mais simples, um processo caseiro e de pronto atendimento, não temos o tempo de integrar sistemas e processos.
Para os estabelecimentos que ainda não utilizam estas ferramentas, façam os contatos para o futuro, mas não esqueça de contatar e buscar as informações junto ao seu ERP ou software de automação do estabelecimento, para saber de viabilidade. A comunicação de outro canal de compra para o seu cliente poderá trazer dúvidas, cada estabelecimento conhece o seu cliente e mercado que atua. É uma decisão exclusiva do proprietário.
Mantenha a loja abastecida
Este é o ponto principal do seu negócio, lojas bem abastecidas, principalmente dos produtos de alto giro. Curva A representa aproximadamente 75% da sua loja, priorize nas suas compras junto aos fornecedores. Se tiver oportunidade de negociar proponha sim promoções interessantes ao seu cliente, com isso mostra que a sua empresa não está querendo aproveitar da situação. Pense que o momento irá passar e o seu cliente continuará a frequentar a sua loja.
Tenha cuidado com a reposição de estoque, compre o essencial para 40 dias mais ou menos. Pois, depois que acabar essa quarentena o fluxo de pessoas deve cair e seu estoque precisa estar de acordo com o seu giro de estoque destes itens. Não perca tempo com produtos de pouquíssimo giro.
Para facilitar a operação de compras utilize a ferramenta Cotação WEB que a Getway disponibiliza, saiba como adquirir na www.lojavirtualgetway.com.br ou entre em contato com a franquia de sua região.
Equipe de colaboradores
Agradeça o empenho e o apoio da equipe. Mostre a eles que você também está preocupado com eles. Tenho certeza que este momento irá passar rápido. Confiança.
É muito importante que seus colaboradores façam parte integrante deste momento e sintam a importância do trabalho deles para que o estabelecimento continue funcionando bem e servindo a população. Atendimento eficiente, loja organizada, prateleiras arrumadas e produtos precificados corretamente fará a diferença de outros estabelecimentos.
Oriente seus colaboradores para que não façam loucuras ou gastos, sugerindo cautela em decisões relacionadas ao dinheiro. Comunique a equipe para valorizar o seu salário e ganho, outros setores com certeza terão problemas.
Bônus: Medidas do Governo
O Governo Federal noticiou várias ações para ajudar a pequena e média empresa com planos de ajuda na folha de pagamento, garantindo aos trabalhadores o ganho de até dois salários mínimos por 60 dias, sendo que as empresas não poderão demitir neste período. O melhor é que as taxa de juros serão baixas de 3,75% ao ano, a carência de 6 meses e prazo de 36 meses para pagar. Esta decisão irá ajudar muito a pequena e média empresa.
“Façam a diferença neste momento e valorize os seus colaboradores, seus clientes e fornecedores. Acredite em dias melhores, vamos superar essa fase juntos. Conte com a Getway estamos com vocês”, destaca Fernando Tornizielo.