A primeira responsabilidade social de uma companhia é retribuir à sociedade o que ela proporciona, começando pelas pessoas que dedicam suas vidas, todo dia, ao sucesso do seu negócio. Lançado no início de abril, por um grupo de executivos brasileiros — entre eles, Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, Sérgio Rial, do Santander, e Cesar Gon, da CI&T — o movimento Não Demita já ganhou a adesão de mais de 4 mil empresas.
A Getway é uma empresa totalmente brasileira especialista em automação comercial para o varejo que apoia totalmente a campanha. “Essa campanha mostra o nível de resiliência que o empresário brasileiro possui, pois muitos, eu tenho certeza, vão comprometer sua operação e seus lucros para manter a palavra de não demitir”, comenta Ederaldo Orlando Silvatti, CEO da Getway.
No mercado de automação há mais de 30 anos, Ederaldo O. Silvatti aderiu à campanha Não Demita desde o início destacando os valores da Getway, a valorização que dá as pessoas e a importância de manter os seus colaboradores seguros. “Atendendo as indicações do Ministério da Saúde e pensando em nossos colaboradores, passamos a trabalhar todos em home office. Essa medida visa proteger os colaboradores que utilizam o transporte público e ficariam expostos no translado entre sua casa e o trabalho. Home office é uma forma de continuar produzindo e não demitir”, destaca o CEO.
Os empresários envolvidos na campanha Não Demita, assim como o Ederaldo, entendem que desligar colaboradores não é uma solução. Há alternativas como linhas de crédito, para ajudar as empresas a atravessar essa tempestade. Manter o quadro de colaboradores ajudará a minimizar um possível colapso econômico.
Confira abaixo a entrevista completa com CEO da Getway, Ederaldo Orlando Silvatti, sobre o tema.
O que acha da campanha Não Demita?
CEO, Ederaldo O. Silvatti: Acho uma campanha muito importante para o país. Essa campanha mostra o nível de resiliência que o empresário brasileiro possui, pois muitos, eu tenho certeza, vão comprometer sua operação e seus lucros para manter a palavra de não demitir nesse momento difícil que o país está passando.
CEO, Ederaldo O. Silvatti: Imediatamente, atendendo as indicações do Ministério da Saúde e pensando em nossos colaboradores, passamos a trabalhar todos em home office. Essa medida visa proteger os colaboradores que utilizam o transporte público e ficariam expostos a toda movimentação do translado entre sua casa e o trabalho. Home office é uma forma de continuar produzindo e não demitir. Com infraestrutura de comunicação, um bom TI com capacitação em liderança e também contando com o comprometimento de todo nosso time, nossa operação não sofreu quase nenhum impacto negativo. Constatamos até um aumento de produtividade, haja vista que muitos colaboradores ficavam mais de 3 horas por dia no trânsito e passaram, apesar de estarem em isolamento social, a ter uma melhora em sua qualidade de vida.
Quais impactos acredita que o mercado varejista enfrentará nos próximos meses?
CEO, Ederaldo O. Silvatti: No primeiro momento o mercado varejista alimentar está eufórico com aumento de faturamento, enquanto que os outros ramos do varejo estão sofrendo com essa crise. Pensando no todo, estou sendo otimista, acredito que em breve voltemos ao nível de atividade normal. Senão totalmente ainda, o comércio será liberado ao menos parcialmente. Vamos nos preparar para o melhor. Afinal, crise é sinônimo de oportunidade.
O que fazer para amenizar esses impactos e continuar a crescer?
CEO, Ederaldo O. Silvatti: Ter criatividade. Tem muita gente ganhando dinheiro vendendo máscaras artesanais. Outros geraram renda com entregas, delivery. Todos estão colocando a criatividade a favor da vida. O Brasil é o país mais empreendedor do mundo. Eu confio no empresariado brasileiro, seja ele micro, de pequeno, médio ou grande porte. Não vamos sair incólumes dessa crise, mas vamos sair e vai passar. Tenho confiança que muito mais fortes.
Qual sua projeção para futuro das empresas que aderirem a campanha Não Demita?
CEO, Ederaldo O. Silvatti: Acredito que todas crescerão, pois os talentos continuarão dentro da empresa e não serão disponibilizados para o mercado quando voltarmos a rotina anterior. Outra coisa que acredito piamente é que esse momento trouxe muita reflexão para as pessoas e muitos estão entendendo os esforços de cada um para que o país continue andando para a frente. A campanha só corrobora que juntos podemos fazer a diferença e enfrentar qualquer situação. Ao invés de demitir, os 70 colaboradores atualmente trabalhando em home office, pretendemos até o próximo mês, aumentar o quadro de colaboradores.
Indo na direção do crescimento a Getway está contratando colaboradores de várias áreas como desenvolvimento, suporte e comercial. São oportunidades oferecidas, entre elas de analista programador .Net Core, Asp.Net e Angular 9+, analista programador Delphi, auxiliar técnico suporte, atendimento ao cliente e assistente comercial.
Se interessou por uma das vagas?
Encaminhe seu currículo para Getway, acesse a divulgação das vagas nos links abaixo:
getway.com.br/trabalhe-conosco
catho.com.br/vagas
carreiras.wyden.com.br
vagasnovarejo.com.br