O Business Intelligence (BI), também conhecido como Inteligência de Negócios, é uma prática que se baseia na captura, no armazenamento, no tratamento, na análise e no uso de dados dentro de uma empresa.
Em outras palavras, falamos de uma ferramenta que tem como foco usar os dados a favor do negócio, gerando uma tomada de decisão mais acertada. Sabendo disso, não é difícil visualizar o seu papel no varejo. Por estar próximo ao consumidor final, esse mercado precisa ser certeiro em suas ações, principalmente com as rápidas mudanças de perfil e demandas dos clientes.
O BI é o responsável por fundamentar as decisões dos gestores. Com ele, tudo é implementado estrategicamente, considerando as necessidades do consumidor e os objetivos da empresa, sempre com o foco em inovação.
Qual é a importância do BI?
O Business Intelligence é uma das ferramentas mais importantes para o varejo atual. A explicação para isso é bem simples: ele permite que informações e dados sejam usados com inteligência e a favor da empresa.
Na era dos dados, não aproveitar todo esse potencial seria um grande erro, afinal, estamos falando de um dos ativos mais valiosos para o varejo e que está à sua disposição.
Na verdade, a própria dinâmica do mercado varejista exige decisões pautadas em análises estratégicas de dados reais e atualizados. A empresa que entende isso desfruta de inúmeros benefícios. Confira alguns deles.
Ajuda a revolucionar as operações
Um dos impactos mais relevantes do BI no varejo é uma completa revolução nas operações da empresa. Como os gestores trocam uma atuação baseada no feeling por outra fundamentada em dados confiáveis, tudo passa a fluir melhor.
Em síntese, temos operações e processos mais estratégicos. Todos os setores passam a funcionar em harmonia e os resultados positivos são percebidos no dia a dia.
Amplia a segurança
Outra consequência lógica do Business Intelligence no varejo é a redução de riscos. Como toda decisão é precedida de análises dos dados coletados, os gestores e funcionários cometem menos erros.
Temos, portanto, uma atuação mais segura e inteligente. É assim, por exemplo, na gestão de estoque, que passa a acompanhar de perto os produtos com mais e menos saída, ajudando a promover campanhas de marketing mais acertadas e a reposição de produtos de forma adequada.
Aumenta a confiabilidade
Os dados são um poderoso ativo para o varejo, mas conforme a quantidade de informações cresce, surge o desafio de torná-los realmente úteis para o negócio. Quem não investe em BI tem apenas um grande arquivo de dados sem qualquer gestão e processamento.
Ao investir nessa ferramenta, é possível compreender o que os dados dizem, ou seja, extrair insights, corrigir falhas e torná-los fontes confiáveis para a tomada de decisão.
Previne perdas
O percentual de perdas no varejo é de 1,79%, que é um número alto, mas que pode ser reduzido com o auxílio do BI. Além de facilitar a realização de inventários, a ferramenta ajuda a acompanhar a data de validade de produtos e a identificar as causas de perdas em cada loja.
Mais uma vez, a tecnologia se mostra como uma aliada do setor. A análise dos dados pode servir de embasamento para a realização de promoções para a queima estoque e a elaboração de ações para reduzir furtos, por exemplo.
***
O Business Intelligence está se tornando cada vez mais popular no varejo, visto que pode facilitar o cotidiano dos negócios que buscam resultados, além de mais eficiência em suas ações. Conheça o BI Sambanet da Getway e melhore seus resultados.