O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. É a terceira mais movimentada no varejo. Perde apenas para o Natal e o Dia das Mães.
A data é uma ótima oportunidade para investir em estratégias de atração e fidelização de clientes. Mas vale a pena traçar planos para o ano todo.
Por isso, preparamos cinco dicas para você criar a melhor estratégia de promoção de vendas, elaborar uma campanha apaixonante e lucrar muito. São dicas simples e fáceis de implementar, mas que dependem de uma boa programação. Vamos lá?
1- Planejamento
Para focar as estratégias de vendas, é muito importante se planejar. Separe os produtos que a sua loja vai colocar em destaque. Assim, você consegue transmitir ao seu público um senso de oportunidade e controlar melhor o estoque.
É no débito ou no crédito?
As máquinas de cartão são o principal meio de pagamento do comércio brasileiro. Com elas, a sua empresa pode aumentar as vendas e o faturamento porque passa a oferecer variadas opções de pagamento, como o rotativo (a prazo ou parcelado) ou o débito.
2 – Atenda em todas as plataformas disponíveis
Grande parte dos brasileiros deixa para resolver o presente da(o) amada(o) na última hora. O aumento da demanda já é esperado. Assim, é superimportante se preparar para conseguir atender os clientes com rapidez e agilidade.
Os avanços tecnológicos e a expansão das ferramentas de comunicação exigem que as empresas ampliem as plataformas de atendimento. Investir em chats e aplicativos como o WhatsApp Business é uma forma de fidelizar o cliente. É essencial estar preparado para que o atendimento aconteça em tempo real. O consumidor está cada dia mais exigente e não gosta de esperar.
3- Experiência
Qualifique sua equipe para oferecer mais do que os produtos para datas especiais. Tenha em mente que a data é temporária, já os clientes, não. Faça com que o consumidor viva uma boa experiência para que sinta que fez um bom negócio e tenha vontade de voltar. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar informações detalhadas aos atendentes sobre toda a linha de produtos da loja.
4 – Redes sociais
Mais da metade da população brasileira está presente na internet por celular ou por computadores. As empresas perceberam que apenas as vendas em lojas fixas não eram suficientes. Por isso começaram a utilizar outro meio de comunicação muito mais rápido e objetivo: as redes sociais.
Use e abuse da divulgação de fotos de produtos e serviços que valorizem sua marca. Veja as tendências do momento e não tenha medo de utilizar hastags, GIFs, memes, fotografias de qualidade, figuras, gráficos e vídeos. Todos eles têm muito mais engajamento do que textos para a maioria dos negócios, ainda mais para quem trabalha com moda, produtos de beleza e acessórios.