O self-checkout é uma estação que permite que o consumidor realize todas as etapas de compra de mercadorias sozinho, desde o registro até o pagamento.
Na prática funciona assim:
O cliente aproxima o código de barras das embalagens no leitor do self-checkout e registra a mercadoria, que é identificada em um monitor touch screen. Neste monitor o consumidor encontra uma interface intuitiva, projetada para que ele consiga iniciar e finalizar a sua compra sem a necessidade de apoio.
Em seguida, os produtos são colocados nas sacolas disponibilizadas ao lado do caixa. Estas sacolas estão sobre uma balança que serve para conferir o peso dos produtos colocados nas sacolas com o peso indicado no cadastro dos produtos, garantindo a segurança do processo.
Após o registro e armazenamento das mercadorias, o consumidor realiza o pagamento de maneira fácil e rápida, através de cartão de débito ou crédito, através de orientações básicas que são exibidas na tela sobre como o procedimento deve ser realizado.
O self-checkout foi desenvolvido para atender e automatizar o processo de vendas dos supermercados, mais voltado para poucos volumes, contando com todos os recursos necessários para a operação e integrando as informações geradas com o seu sistema de gestão.
Algumas das vantagens são:
- Melhora na qualidade de atendimento;
- Redução do tempo de espera;
- Dispensa de estações de pré pesagem;
- Diminui custos operacionais;
- Entre outros benefícios.