A pandemia do COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde provocou impactos importantes sobre os pequenos negócios, mas há opções criativas para manter as vendas de produtos e serviços.
Confira 6 sugestões de formas alternativas de vender seus neste momento de crise.
1 – Planeje com seus colaboradores formas alternativas de venda
Estabeleça linha direta com os seus colaboradores, atualize-os sobre como será o funcionamento do seu negócio, os horários, questões de segurança, a nova estratégia de atendimento.
Os seus colaboradores precisarão adotar novas formas de trabalhar, mas só poderão fazê-lo caso tenham informações claras e consistentes de você, dono do negócio. Seja transparente com eles
2 – Se aproxime de seus clientes
Reveja o seu modelo de negócio, agregue serviço e agregue valor.
Você tem o contato do seu cliente? Envie mensagens ofertando serviços especiais como amostra e entrega em domicílio de produtos, por exemplo.
3 – Faça entregas
Você poderá utilizar serviços de motoboy para entrega dos seus produtos ou até mesmo mobilizar a sua equipe local para fazê-la. Verifique se é possível que a sua equipe faça a entrega do produto na casa do cliente. Pode ser um grande diferencial.
4 – Divulgue no digital
Reforce a divulgação dos seus produtos em seus canais online, faça ofertas especiais, divulgue sua loja e produtos nas redes sociais.
Use o meio digital para chegar até seu cliente.
5 – Planeje a sua atuação para o fim da crise
As previsões estão na linha de que os impactos da pandemia nos negócios não devem ultrapassar 4 meses. Use este tempo de pausa para rever seu negócio e planejar o futuro dele.
Incentive os colaboradores a usar seu tempo para atualizar informações sobre os clientes, perfil, sistemas internos, aprimorar habilidades e criar novos produtos para estarem melhor preparados para a eventual recuperação, pois o planejamento de recuperação precisa começar enquanto você ainda está reagindo à crise.
6 – Inove rapidamente em torno de novas necessidades e hábitos de consumo
Além de rever seu portfólio de produtos e serviços, as novas necessidades dos clientes criam oportunidades de inovação para os seus negócios.
Fique de olho nos sinais que o seu consumidor dará. Observe, algumas mudanças de comportamento e consumo que provavelmente persistirão além da crise e muitos setores ressurgirão para novas realidades de mercado.
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É cedo para dizer com certeza quais novos hábitos surgirão, mas teremos um aumento de consumo online de produtos e serviços alimentares, de vestuário, beleza e saúde, home office entre outros.
Esteja preparado!