Há 15 anos, o Dia do Cliente é comemorado todo dia 15 de setembro no Brasil. A criação da data tem como objetivo estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. E, apesar de pouco conhecida, trata-se de uma ótima oportunidade para agradecer aos seus clientes pela fidelidade, oferecendo vantagens como promoções especiais, brindes e descontos.
Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, confira cinco dicas para alavancar as vendas no Dia do Cliente:
Divulgue: trata-se de uma data pouco conhecida. Por isso, é preciso explicar aos consumidores que já existe um dia especial para eles e que a sua empresa preparou ofertas para comemorar a data. E para garantir um bom retorno, faça propaganda! Divulgue como o estabelecimento vai funcionar e quais serão os benefícios oferecidos.
Capriche nas promoções: Se o retorno almejado for igual ao de outras datas especiais, como o Dia das Mães ou a Black Friday, é preciso levar a sério as ofertas e desenvolver promoções apenas para esse dia. Criar um prato ou bebida especial para celebrar a ocasião ou oferecer descontos nos principais produtos da casa são maneiras de mostrar ao consumidor que a data é realmente importante.
Ouça o seu cliente: Aproveite a oportunidade para mostrar que os canais de comunicação estão sempre abertos para críticas e sugestões. Escute o que o consumidor tem a dizer e leve em conta todas as sugestões recebidas. Muitas vezes, quem está do lado de dentro do balcão perde oportunidades por não perceber o surgimento de uma demanda – seja ela uma melhoria ou novidade.
Faça mais que a concorrência: Observe os pontos fortes dos seus concorrentes e as lacunas que eles deixam diante das demandas do mercado. E, com isso, trace um plano para atrair os consumidores deixados de lado. E, é claro, use o Dia do Cliente como justificativa para mostrar que essa parcela de clientes é agora atendida por você.
Respeite os direitos do consumidor: A principal forma de mostrar respeito ao cliente é estar alinhado com seus direitos básicos garantidos por lei. E a melhor maneira de fazê-lo é mostrando disposição para ouvir suas reclamações e mostrando pra ele como as críticas e sugestões são revertidas em melhorias para o negócio – sempre, é claro, agradecendo por sua participação.