As técnicas e estratégias para isso variam de acordo com a realidade da empresa, mas existem ações que, de modo geral, podem te ajudar a vender mais e melhorar seus resultados no varejo.
Realize eventos para atrair os clientes
Muitas lojas usam essa estratégia para atrair consumidores. A ideia é oferecer coquetéis, por exemplo, com bebidas e petiscos, para que as pessoas se interessem, entrem na loja e conheçam seus produtos. Com isso, elas podem fazer uma compra imediatamente ou passar a conhecer a loja para voltar depois. Outro benefício dessa tática é que, ao ver a loja cheia, outras pessoas que passam por ali podem ter sua curiosidade despertada também.
Ofereça degustações
Essa é uma tática muito usada em lojas que vendem alimentos — frequentemente são as próprias marcas cujos produtos são vendidos na loja que realizam as degustações. Essa é uma ação interessante para lançamentos, por exemplo. Ao oferecê-los gratuitamente para que os clientes provem, a degustação ajuda a vencer aquela barreira inicial com relação ao produto desconhecido.
Atraia os compradores com brindes
Brindes são atrativos interessante pois, além de chamar a atenção para que o cliente faça uma compra imediata, pode criar nele uma simpatia a longo prazo com a marca. É interessante atrelar o brinde ao nome da sua loja, expondo o logotipo, por exemplo, e dê preferencia para objeto que sejam úteis, pois isso cria um vínculo com o cliente. Dessa forma, sempre que o cliente olhar ou usar o objeto em sua casa, se lembrará com simpatia da loja que o ofereceu.
Faça liquidações
Promoções costumam ser muito bem recebidas e, por isso, oferecer grandes descontos pode ser um excelente atrativo. Mas cuidado: praticar descontos grandes demais pode reduzir muito a lucratividade; portanto, use a estratégia de forma bem planejada e cautelosa. Outra dica é aproveitar produtos que estão “encalhados” no estoque e liquidá-los, abrindo mais espaço para novos produtos e atraindo clientes.
Faça promoções para vender mais
Além das liquidações e brindes, fazer promoções que não sejam baseadas em grandes descontos pode atrair muita gente. É comum lojas oferecem um produto extra na compra de um certo item, ou um preço diferenciado caso o cliente compre uma determinada combinação de produtos, dentre outras modalidades.
Conheça o Clube de Promoções
Plataforma da Scanntech, parceira da Getway, que oferece subsídio para competitividade de preços e assim eleva as vendas da sua loja.