Você varejista, veja como lucrar mais por meio do cadastro de produtos

Postado em: 13/04/2020

O cadastro de produtos pode parecer uma tarefa simples, mas, na prática, acaba consumindo muito tempo e esforço dos funcionários de qualquer varejista.

É preciso investir e conhecimento nesse trabalho, que na maioria das vezes é realizado de forma rápida e sem a devida atenção. Embora o assunto seja importante para qualquer tipo de varejo, para as empresas que trabalham com grande quantidade e variedade de mercadorias, como um supermercado ou mercearia, é essencial.

Selecionamos 5 dicas para sua loja ganhar produtividade e rentabilidade no processo de cadastro de produtos.

1 – Defina um responsável pelo cadastro de produtos

É comum haver, em uma mesma loja, várias pessoas com autonomia para cadastrar e alterar produtos.

Isso não é um problema, desde que uma delas seja a responsável pelo cadastro.
A diferença entre cadastrar e ser o responsável é muito grande.

O responsável pelo cadastro precisa ter conhecimento do negócio e da legislação, garantindo um padrão de cadastramento dos produtos. Esse responsável fará o acompanhamento de todos os produtos incluídos e alterados no dia.

2 – Padronize a descrição dos produtos e detalhe o máximo que puder

Já observou como, às vezes, é difícil encontrar um produto buscando pelo nome?
Isso ocorre pela falta de padrão na descrição. Definir esse padrão trará agilidade e assertividade na busca.

Por exemplo, ao cadastrar um refrigerante e definir “refri.” como padrão, não informar “ref.”, “refrig.” ou “refrigerante”. Siga o padrão, coloque sempre “refri.” para todos.
Defina também o complemento da descrição, por exemplo, o nome, sabor (se tiver) e a unidade de medida.

3 – Classifique os produtos

Além de informações básicas, tais como código EAN, classificação fiscal, CEST e tributação, há aqueles campos que não são obrigatórios para atender a legislação, porém são fundamentais para controle gerencial de sua loja.

A principal classificação é aquela que divide os produtos por setor, grupos, família e categorias. Aqui, o nome que se dá a essas divisões não é o importante. O fundamental é que você entenda o conceito e classifique seus produtos desde os grupos sintéticos até os mais analíticos ou detalhados.

Sua empresa pode ainda economizar espaço de depósito, ao retirar do mix aquele produto que não traz rentabilidade e vende pouco comparado a outras marcas. Classificando seus produtos você consegue emitir relatórios gerenciais essenciais para análise de vendas e rentabilidade.

4 – Acerte em sua compra

Já percebeu a dificuldade em fechar uma compra com segurança e agilidade?
Isso ocorre, muitas vezes, por informações mal organizadas.

Cadastre os dias de giro de seus produtos de acordo com suas vendas, pois assim sua loja terá a sugestão do sistema de quanto precisa comprar.

Acompanhe os fornecedores vinculados aos produtos, pois assim, ao fazer um pedido, você terá mais agilidade com o sistema, que lhe informará apenas os produtos vinculados àquele fornecedor.

Tenha cadastro de produtos similares, para comparar o giro e melhorar sua decisão de compra.

5 – Ganhe em produtividade na alteração dos preços

Uma função muito útil em um software de gestão é a rotina que facilita a alteração de preços.
A funcionalidade da alteração de produtos com preços iguais é fundamental, ainda mais se o seu negócio for um supermercado.

Dessa forma, ao invés de alterar o preço um a um, você conseguirá otimizar o tempo alterando o grupo todo de uma única vez. Para essa rotina os seus produtos devem ser agrupados e corretamente cadastrados.

No varejo, seja supermercado, padaria ou comércio em geral, o cadastro de produtos
é o “coração” da operação.

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