Um novo consumidor: Touchless Retail ganha força com a pandemia

Postado em: 05/10/2020

O varejo tem se atentado cada vez mais às necessidades do seu consumidor, e tudo indica que o chamado “novo normal” estará presente nas relações entre as pessoas e os principais mercados daqui pra frente.

Um dos principais pontos afetados no setor pela pandemia foi a logística: as vendas online, que já existiam, mas ainda estavam em amadurecimento no Brasil, dispararam, obrigando marcas e lojas a se adaptarem. Quem não tinha comércio online, precisou criar um para se manter em atividade e atender à demanda dos consumidores por compras práticas e entregas rápidas.
O consumidor também se transformou: está mais conectado, mais tecnológico, com mais acesso a informações e exigindo uma personalização no seu atendimento, ainda que ele seja remoto ou autônomo. Diante disso, as empresas têm investido em tecnologias para conhecer melhor seu cliente e oferecer uma melhor experiência de compra.

Há algumas startups que já investem em inteligência artificial e big data para monitorar o comportamento do consumidor, aposta em uma mudança drástica na relação com o ponto de venda. O cliente está ainda mais exigente, imediatista e decidido sobre as decisões que irá tomar, procurando por instituições que tenham um propósito maior e estejam, acima de tudo, preocupadas com o seu público-alvo. O conceito de Touchless Retail é importante porque mostra que as marcas estão atentas ao novo cenário. Para atender o seu cliente, principalmente neste momento de abertura de mercado, o varejista sentirá a necessidade de conhecer toda a jornada dele em todos os canais, para melhorar a comunicação e oferecer sempre o melhor produto.

Tecnologias para o novo normal no varejo

De acordo com um estudo realizado pela Konduto, o comércio eletrônico registrou um aumento de 119,45% em junho, na comparação com janeiro, antes da Covid-19. Mesmo com a abertura parcial de alguns estabelecimentos, diversas medidas tiveram que ser adotadas para prevenir o contágio da doença, e as soluções tecnológicas têm sido essenciais para garantir a segurança dos consumidores e trabalhadores nessa retomada, além de proporcionar diferentes experiências na hora de adquirir um produto.

A Realidade Aumentada e o autoatendimento, por exemplo, são algumas das alternativas que estão ganhando espaço nesse novo cenário. Com isso, cada vez mais varejistas devem utilizar self-checkout, terminais de autoatendimento, totens para compras online, delivery, entre outros.

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