No Brasil, 43% dos consumidores usam esses canais para fazer compras, enquanto no mundo a média é de 30%. O gasto médio mensal dos brasileiros nas redes sociais é de R$ 466.
Esses dados, revelados em pesquisa realizada em 2019, feita pelo PayPal em parceria com o Ipsos, vão ao encontro de outras informações sobre o uso de redes sociais no Brasil. Afinal, somos um dos países que mais passa tempo nesse tipo de site — com uma média de 3h34min, perdemos apenas para Filipinas.
Números como esses mostram que empresas que ainda não sabem como vender nas redes sociais estão desperdiçando a oportunidade de fechar negócios. Até porque, além do público abundante, há outros benefícios: as redes sociais são gratuitas, possuem ferramentas para auxiliar as vendas, aproximam a empresa do público e ajudam a construir uma presença forte na internet.
Mas pode onde começar? Para ajudar você a alavancar vendas nesses canais, criamos este artigo. Ele está dividido em duas partes: na primeira, dicas gerais, que podem ser usadas em qualquer rede social; na segunda, indicações de como vender nas redes sociais mais populares no Brasil. Confira!
Dicas gerais de como vender nas redes sociais
- Crie conteúdos de qualidade
Como se destacar em meio a tantas empresas investindo nas redes sociais?
Para construir uma presença sólida nesses canais, é preciso produzir conteúdos de qualidade — e com constância. Por isso, conheça bem as necessidades da sua persona e faça publicações com respostas para os problemas dela.
Uma dica é criar um calendário editorial de postagens para manter a periodicidade.
- Tenha uma identidade visual
Sabe quando você vê uma imagem na internet e já sabe de qual empresa se trata? Isso acontece porque esse negócio tem uma identidade visual bem definida, o que também é importante para fortalecer sua marca.
- Responda todas as dúvidas
Se a ideia é criar um relacionamento com o público para vender mais, é preciso também dar atenção aos clientes. Responder comentários, tirar dúvidas, ficar atento ao inbox… Não deixe os potenciais consumidores no vácuo. Mostre-se disponível!
Também dá para aproveitar outras funcionalidades das redes sociais para estimular as conversas. As enquetes do formato stories do Instagram são boas para isso, por exemplo.
- Use o social commerce
Para vender mais nas redes sociais, empresas podem usar também o social commerce, que consiste em usar as redes sociais para fazer transações de um ecommerce de maneira integrada. A ferramenta é bastante popular no Instagram, por exemplo.