Saiba como vender nas redes sociais

Postado em: 11/01/2021

No Brasil, 43% dos consumidores usam esses canais para fazer compras, enquanto no mundo a média é de 30%. O gasto médio mensal dos brasileiros nas redes sociais é de R$ 466.

Esses dados, revelados em pesquisa realizada em 2019, feita pelo PayPal em parceria com o Ipsos, vão ao encontro de outras informações sobre o uso de redes sociais no Brasil. Afinal, somos um dos países que mais passa tempo nesse tipo de site — com uma média de 3h34min, perdemos apenas para Filipinas.

Números como esses mostram que empresas que ainda não sabem como vender nas redes sociais estão desperdiçando a oportunidade de fechar negócios. Até porque, além do público abundante, há outros benefícios: as redes sociais são gratuitas, possuem ferramentas para auxiliar as vendas, aproximam a empresa do público e ajudam a construir uma presença forte na internet.

Mas pode onde começar? Para ajudar você a alavancar vendas nesses canais, criamos este artigo. Ele está dividido em duas partes: na primeira, dicas gerais, que podem ser usadas em qualquer rede social; na segunda, indicações de como vender nas redes sociais mais populares no Brasil. Confira!

Dicas gerais de como vender nas redes sociais

  1. Crie conteúdos de qualidade

Como se destacar em meio a tantas empresas investindo nas redes sociais?

Para construir uma presença sólida nesses canais, é preciso produzir conteúdos de qualidade — e com constância. Por isso, conheça bem as necessidades da sua persona e faça publicações com respostas para os problemas dela.

Uma dica é criar um calendário editorial de postagens para manter a periodicidade.

 

  1. Tenha uma identidade visual

Sabe quando você vê uma imagem na internet e já sabe de qual empresa se trata? Isso acontece porque esse negócio tem uma identidade visual bem definida, o que também é importante para fortalecer sua marca.

  1. Responda todas as dúvidas

Se a ideia é criar um relacionamento com o público para vender mais, é preciso também dar atenção aos clientes. Responder comentários, tirar dúvidas, ficar atento ao inbox… Não deixe os potenciais consumidores no vácuo. Mostre-se disponível!

Também dá para aproveitar outras funcionalidades das redes sociais para estimular as conversas. As enquetes do formato stories do Instagram são boas para isso, por exemplo.

  1. Use o social commerce

Para vender mais nas redes sociais, empresas podem usar também o social commerce, que consiste em usar as redes sociais para fazer transações de um ecommerce de maneira integrada. A ferramenta é bastante popular no Instagram, por exemplo.

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