A estratégia de buscar constantemente a inovação para promover e divulgar produtos e serviços é a base do empreendedorismo. Você pode fornecer soluções gratuitamente, como amostra grátis, para se diferenciar no mercado e aumentar as vendas.
A princípio, a ideia de fornecer algo “de graça” pode assustar alguns empresários que não conhecem os benefícios desta tecnologia, principalmente diante da estagnação do mercado.
Mas, como veremos, mesmo a citação acima não é gratuita. Como outros métodos promocionais, a amostragem trará uma série de benefícios à imagem da marca e aos negócios. São essas vantagens que serão discutidas a seguir, o que mostra o principal motivo para a adoção dessa estratégia o mais rápido possível.
- Use amostras grátis para exibir e promover seus produtos
O primeiro motivo para usar amostras grátis é conquistar novos públicos. Afinal, muitos clientes em potencial não podem entrar em contato com você apenas porque não entendem seu produto.
Nesse caso, um brinde é uma forma de levar a empresa, seus produtos e suas particularidades a quem não quer conhecê-la espontaneamente. Assim, é possível se destacar no posicionamento da marca, destacando as características que diferenciam seus produtos dos concorrentes.
- Incentive a reciprocidade
A base da estratégia de amostra grátis é a reciprocidade. Em marketing, esse conceito é um gatilho psicológico que leva os clientes a retribuir as atitudes. Esse tipo de recompensa pode expressar gratidão ou até mesmo uma decisão de compra.
De qualquer forma, pode garantir uma distância maior com os consumidores e criar uma memória positiva para a marca. Ao contrário de outras formas de marketing que não aproveitam a reciprocidade, isso leva à tendência dos clientes.
- Influenciar o processo de decisão de compra
Outro ponto importante é definir detalhadamente o conceito do processo de decisão de compra. Nesse sentido, o uso de amostras grátis já é uma forma de se destacar dos produtos de marcas concorrentes e conquistar consumidores indecisos.
- Destaque sua marca no evento
Embora tenham vantagens quando usadas de forma independente, as amostras grátis também podem complementar a experiência do cliente ou conectar-se com outras técnicas promocionais e atividades de marketing. Um caso muito eficaz é oferecer presentes em eventos.
Ao fornecer amostras grátis em feiras e seminários e usá-las como parte de sua estratégia de campanha de marketing, você pode atrair sua marca e, finalmente, colocá-la diante de quem não discute essa forma de relacionamento com os consumidores.
- Aumente as vendas e a lucratividade
Por fim, é necessário eliminar as amostras grátis como argumento para aumento de custos. Ao contrário, o retorno sobre as vendas e o relacionamento com os clientes (incluindo satisfação e fidelização) demonstram como essa estratégia pode melhorar a marca e o lucro.
Em outras palavras, brindes são uma solução simples e financeiramente viável para quem deseja desenvolver formas inovadoras de promoção de produtos ou serviços.
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