Como administrar uma loja de forma eficiente

Postado em: 25/01/2021

Atuar como lojista, através de um e-commerce ou em um ponto estratégico da sua cidade é uma alternativa promissora para empreender. Mas atenção: aprender como administrar uma loja exige planejamento e prática. Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer ações aplicáveis para impulsionar seu negócio faz toda a diferença.

A teoria é um diferencial para o sucesso do empreendimento, mas é na prática que os resultados da administração aparecem. No dia a dia, o gestor terá de lidar com os imprevistos e superar os momentos de crise para prosperar e se posicionar diante da concorrência. Mas como?

Abaixo, você vai conferir quatro ações primordiais para administrar uma loja. São eles que vão garantir a produtividade e os lucros do estabelecimento:

  1. Contrate as pessoas certas

O gestor precisa estar sempre atento ao perfil que cada função exige na loja. É importante contratar pessoas com as características necessárias para um bom desempenho naquela ocupação. Um vendedor precisa ser comunicador, pró-ativo, resiliente, ter expressividade e foco em resultados. Lembre-se de que as pessoas compõem a base do funcionamento de qualquer empresa.

  1. Não misture finanças pessoais e empresariais

Este costuma ser um erro típico dos empreendedores, que pode atrapalhar a gestão financeira da loja. Administração é sinônimo de organização. Para conseguir analisar com clareza suas vendas, verba para compras e retorno sobre investimentos, as contas do estabelecimento não podem estar emaranhadas com gastos pessoais.

Em síntese, a dica é: mantenha um controle dos custos e receitas, sem misturar suas despesas ou outras fontes de renda na gestão de finanças da loja. Faça a sua retirada mensal e pague as contas pessoais separadamente.

  1. Tenha um posicionamento claro

O que a seu estabelecimento oferece? Preços baixos? Diversidade? Qual é exatamente o consumidor-alvo? Quem quer vender para todo mundo não vende pra ninguém. Por isso, é indispensável ter um posicionamento claro sobre as características da loja e sobre as necessidades dos consumidores que ela vai atender.

Em linhas gerais, é necessário analisar o mercado para obter um posicionamento que o destaque da concorrência. Nessa empreitada, estar sempre atento ao cliente é um ponto absolutamente crucial.

Hoje o marketing está muito ligado à experiência de satisfação. Não basta somente fazer propaganda. É preciso encantar os clientes, conhecer suas carências e superar as expectativas.

  1. Mantenha a equipe motivada

O empreendedor, acima de tudo, precisa ser um líder. Isso não significa adotar uma postura de dono da verdade ou da razão. Muito pelo contrário. Na prática, o gestor precisa dar espaço para que os funcionários coloquem suas ideias, além de fornecer um feedback para mantê-los motivados.

Tenha em mente, sempre, que colaboradores felizes são mais produtivos. Isso se reflete nas vendas e, consequentemente, na lucratividade do seu negócio.

Loading...