Os especialistas explicam que uma boa gestão de estoque demanda um controle adequado sobre cinco processos. São eles:
Inventário: Nesta etapa o varejista deve garantir a correspondência daquilo que tem fisicamente no estoque com o registrado no sistema. Isso porque o abastecimento, a distribuição e a precificação dos produtos são realizados com base no volume de estoque disponível, consultado via sistema
Cadastro: Incorreções de cadastro podem gerar avaliações equivocadas sobre a existência de produtos, bem como sobre o volume disponível
Distribuição: Alocação indevida de volumes entre os pontos de venda de um varejista pode gerar acúmulo de estoque em algumas unidades e falta de estoque em outras. Esse desbalanceamento deve ser evitado
Performance de venda: Monitoramento adequado da performance de venda permite uma resposta mais ágil do varejista na correção de preços e no abastecimento, a fim de promover a melhor performance do estoque
Definição de sortimento: Contar com sortimento de produtos inadequados para o perfil de consumo do público alvo da loja pode gerar estoque parado, em razão da baixa performance de vendas. Problemas no mix deve ser corrigidos com agilidade
Pedro Ribeiro, sócio da Peers Consulting, comenta que todos esses processos citados abrem um leque de indicadores que, impreterivelmente, devem ser monitorados na gestão de estoques.
“A correta implantação de indicadores proporciona à empresa muito mais do que apenas apurar resultados. A cultura de mensuração mostra com assertividade as etapas que escondem os erros, onde estão os desperdícios, os gargalos e os excessos”, afirma o especialista.