Quando uma empresa está indo bem, é comum que o empreendedor pense em alternativas para escalar a sua ideia. Nesse sentido, é importante que algumas perguntas sejam feitas antes que os passos da expansão sejam colocados em prática. Confira quais:
1- Atualmente, estou operando com 100% da minha capacidade?
Ter sucesso na empresa é o primeiro passo para a expansão. Por isso, antes de abrir uma nova unidade, o empreendedor deve verificar o quanto sua operação é rentável, testada e adaptada ao sucesso de longo prazo. É essencial ter clareza quanto às dificuldades, formas de gestão e sazonalidade do negócio. Se depois dessa análise você perceber que a tríade conhecimento, tempo de mercado e lucratividade está equilibrada, você está no momento ideal para crescer.
2- Qual modelo de expansão é mais adequado para o negócio?
Depois de validar o momento de expandir a empresa, é preciso descobrir qual formato irá atender melhor. Para não ter dúvidas, o recomendado é investir em um estudo, através da análise do seu planejamento estratégico, financeiro e operacional. Esse estudo irá diagnosticar qual o potencial de expansão, replicação e lucratividade do negócio. Dessa forma, é possível vislumbrar toda a estrutura que será necessária para ter sucesso nessa nova empreitada.
3- O quão seguro (a) estou dessa decisão?
Independe de qual estratégia de crescimento o empreendedor adotar, para concretizá-la será preciso investir tempo e dinheiro. Por isso, é essencial estar completamente seguro (a) dessa decisão. É necessário um bom planejamento, entender os obstáculos e benefícios para só depois de ter um plano de negócio bem formatado tomar a decisão.
4- Qual papel assumir durante esse processo?
É normal o empreendedor fazer sua expansão em paralelo com o operacional da sua empresa, mas essa não é a atitude mais recomendada. Por isso, analise qual papel pretende assumir nesse processo. Se escolher estar à frente, por exemplo, será responsável pelo crescimento e suporte. Por isso, mesmo estando no início da expansão, será difícil garantir a qualidade da gestão na sua unidade enquanto precisa cuidar do investimento em marketing, entrevistas, implantação de unidades e retirada de dúvidas. Analise quem pode ajudá-lo.
5- Como validar a expansão?
Uma boa forma de fazer isso é estruturando uma operação modelo, pois assim é possível dar mais segurança. O ideal é montar uma unidade com todo o layout padrão e ter processos bem definidos. Além de pensar em fatores financeiros, é preciso se dedicar muito aos operacionais. Inovar, buscar novas formas de gestão, realizar treinamentos. Enfim, investir sempre no que for melhor para o negócio.