E-commerce! Aplicativo de vendas! Marketplaces! Nova tendência de arquitetura de loja! Inteligência artificial! Chatbot! Automação da equipe de vendas!
O varejista é perseguido por ferramentas tecnológicas e inovações que prometem mudar o seu negócio todos os dias. É natural ficar confuso e não saber qual caminho escolher, qual tecnologia investir.
O essencial bem feito é o alicerce para as empresas que estão nessa jornada.
Qualidade e Preço
Um dos primeiros pontos essenciais da sua loja é a balança entre preço e qualidade de produtos estar aderente para seu cliente.
Esse atributo, preço vs qualidade, é o principal que o cliente avalia antes de comprar na sua loja.
Sempre reforçamos que um caminho de sucesso para supermercadistas é o investimento nas categorias de produtos perecíveis e de fabricação própria, como açougue, hortifrúti e padaria.
São dois os motivos principais:
1- Nessas categorias é possível se diferenciar em relação à qualidade dos produtos, o que gera fidelidade dos clientes, portanto, tráfego para sua loja.
O saco de arroz que seu cliente compra na sua loja é o mesmo que ele compra na do concorrente, o que muda é o preço. Agora, o pão de sal, a qualidade das verduras e das carnes, é onde você tem a oportunidade de se diferenciar e criar fidelização com seu cliente;
2- O e-commerce terá muito mais dificuldades para atender essas categorias. Dado que essas categorias se aproximam mais do modelo de delivery, por isso, precisam da proximidade geográfica da loja. Assim, você elimina dois problemas de uma só vez.
A importância de um estoque correto
O segundo aspecto mais valorizado pelos clientes, e que é um dos pontos de maior frustração, é chegar na loja e não ter o produto. É a famosa ruptura de estoque. Esse é um fator que facilmente acarreta perda de clientes.
O gerenciamento de estoque é um dever de todos da loja. Ter um estoque confiável é fundamental para a automatização de uma série de outros processos da loja, principalmente a questão do departamento de compras, para poder confiar no estoque virtual e ganhar produtividade nas compras.
Não apenas a disponibilidade esperada do produto deve ser mantida, mas também a qualidade e o prazo de validade.
O estoque deve ser avaliado corretamente e os recebimentos devem ser atualizados adequadamente e periodicamente.
Manter o controle de seu inventário é importante para a lucratividade e eficiência de seus negócios.
Um sistema de gerenciamento de estoque de varejo fornece uma visão geral atualizada e precisa dos níveis de estoque de cada produto.
Assim, você atende a demanda dos clientes sem o risco de excesso de estoque, o que gera custos desnecessários e reduz os lucros.
Não se esqueça da limpeza
De acordo com uma pesquisa realizada pela The Worldwide Cleaning Industry Association, 95% dos compradores relataram que banheiros impuros e odores desagradáveis influenciam suas decisões de compras, além de pisos com manchas de sujeira, carrinhos de compras sujos e outros fatores.
A limpeza é importante, independentemente do negócio que você tenha, mas no caso do varejo, a limpeza pode fazer a diferença se um cliente faz ou não uma compra.
As primeiras impressões são fundamentais para aumentar a probabilidade de um consumidor comprar um produto. Limpeza e manutenção também são fatores necessários para criar uma experiência de compra segura e agradável.
Algumas lojas ignoram a experiência do cliente e negligenciam as tarefas de limpeza que, no final, podem ajudá-lo a ganhar mais dinheiro.
Sua loja pode estar velha, com móveis desgastados, com piso quebrado, mas não pode estar suja.
Controle dos números da sua loja
Uma parte importante de um negócio é a análise dos números da sua empresa, para um planejamento coerente e ações na realidade, sem colocar sua loja em risco.
Para tomar boas decisões de negócios, é crucial ter não apenas um bom plano de negócios, mas realmente prever dados e prever esses números básicos de vendas. Os relatórios gerenciais são grandes aliados nesse processo.
Estar em dia com o FISCO também é um processo essencial, estar de acordo com a legislação impede multas e gastos inesperados.
Depois de ter um entendimento básico dos conceitos simples sobre seu fluxo de receita, você poderá avançar no processo de planejamento.