9 cuidados para evitar produto vencido nas prateleiras

Postado em: 02/07/2018
  1. Adotar os sistemas de gestão integrada que cruzam dados de diferentes áreas como compras, frente de caixa e estoque, o que garante eficiência na programação de pedidos, armazenagem e logística.
  2. Checar a data de validade dos produtos no recebimento e avaliar se o prazo de validade é superior ao giro da mercadoria.
  3. No CD, depósito e na loja priorize a exposição Peps – primeiro que entra é o primeiro que sai.
  4. Os funcionários envolvidos com perecíveis precisam contar com manual de procedimentos para saber o que fazer no dia a dia. Uma das regras que podem constar no documento é a que prevê a retirada dos expositores de produtos com data de vencimento nos próximos dois dias.
  5. Calcular o volume de compras de acordo com o giro dos produtos também ajuda a combater o problema. Mercadoria comprada em excesso fica parada no estoque o que também leva prazo de validade expirado.
  6. Evitar sortimento inchado pode ajudar a evitar produto com data vencida. Quando há excesso de SKUs, é comum os de baixo giro encalharem, ficando impróprios para o consumo e levando a prejuízos.
  7. Ao realizar promoções de um item, é preciso acompanhar o impacto da ação nas vendas de outros produtos da categoria. É comum que a oferta em um determinado SKU reduza as vendas de algumas marcas, fazendo com que sobre uma quantidade maior delas em estoque. Quando isso acontece, há risco de a data expirar.
  8. Rondas diárias nas lojas podem ser adotadas para encontrar produtos vencidos ou perto de vencer.
  9. Algumas redes tentam transformar o produto que está com o prazo de validade perto de expirar em oportunidade. É interessante expor esses produtos em uma gôndola bem sinalizada com a informação de que estão próximo do vencimento. Essas mercadorias são vendidas com cerca de 40% de desconto.
Loading...