Um bom mix de produtos, preço justo e boas condições de pagamento são estratégias eficientes, mas não são o bastante. Se o ambiente de compras não for visualmente atrativo para o cliente, ele pode acabar saindo de mãos vazias.
O cliente dificilmente achará o que procura em prateleiras que não sigam um conceito para a disposição dos produtos.
Uma distribuição planejada para expor as mercadorias, por outro lado, não só possibilita que o consumidor encontre mais facilmente o que deseja, mas também, como consequência, eleva as vendas e a credibilidade do supermercado.
Experimente colocar em prática as dicas abaixo:
1. Controle o uso do espaço
Independentemente das proporções da loja, o supermercado parecerá apertado se a mobília — como prateleiras e gôndolas — ocupar mais do que 40% da área total. Quando a loja é pequena, alguns truques com espelhos e com a iluminação certa podem ajudar a expandir o aproveitamento do espaço.
2. Dê visibilidade aos produtos certos
A chamada “área nobre” para a organização dos produtos corresponde ao centro e parte superior das prateleiras, já que são essas as áreas focadas pelo campo de visão do consumidor.
Dessa forma, se o objetivo é vender mais e melhorar os lucros do supermercado, aproveite para inserir nessas partes os produtos com valor agregado maior, além daqueles mais buscados pelos clientes e que são mais lucrativos para o comércio.
3. Disponha os produtos de alto giro
Onde inserir os produtos com alto giro, mas que possuem menor margem de lucro? A resposta é: fora da “área nobre” mencionada anteriormente. Essas mercadorias devem ser alojadas nas partes inferiores das prateleiras, facilitando assim o acesso do cliente.
Como são produtos de alto giro, ainda que estejam deslocados do campo de visão principal, o consumidor não deixará de procurar por eles antes de se deslocar para outro corredor.
4. Mantenha o sentido direita-esquerda
A tendência é que os clientes em compra caminhem da direita para a esquerda dentro do supermercado, muito por conta do fluxo de movimento.
Por essa razão, os produtos de maior giro e que têm mais chances de venda devem ficar nas gôndolas à direita do corredor. Assim, enquanto o cliente circula pelo supermercado, sua atenção se voltará exatamente para aqueles itens que possuem mais saída.
Como você pode perceber, organizar as gôndolas do supermercado faz toda a diferença no hábito de compra dos seus consumidores, sendo capaz, inclusive, de fidelizar ele ao seu negócio.