Saiba ações que te ajudam a vender mais no carnaval

Aproveite datas sazonais para aumentar seu lucro

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Já parou para pensar que o ano mal começou e em instantes a folia que o brasileiro tanto ama vai chegar? A terça-feira de Carnaval dará no dia 25 de fevereiro e os lojistas têm pouco mais de um mês para estimular a venda dos produtos sazonais do período.

Os supermercados precisam se planejar para incrementar os estoques e promover ações que despertarão no shopper a necessidade de compra não apenas por aqueles itens sazonais da data. Veja a seguir algumas dicas para se preparar:

Ambiente festivo no Carnaval

A decoração é o ponto de partida para remeter os clientes à data. Independentemente do que se pode investir na customização da loja, pense em usar adereços e peças que destaquem principalmente as ilhas ou setores onde as vendas precisam ser impulsionadas. As categorias de itens mais vendidos na época merecem essa atenção.

A categoria de bebidas, especialmente cervejas, tem um crescimento expressivo de vendas durante o carnaval, assim como o setor de açougue. Lembre-se nisso na hora de decorar e destacar os segmentos.

Mais do que usar itens decorativos, vale também a ambientação com música típica de carnaval e até uso de fantasias ou adereços por parte dos funcionários para que o ambiente fique o mais festivo possível.

1. Uma imagem vale mais que mil palavras

Carnaval é sinônimo de alegria, festejos, colorido, alto astral e o negócio precisa passar essa imagem para que os consumidores se sintam no clima. A decoração precisa remeter à data, mas com equilíbrio. A primeira questão a se pensar é no tema seja ele tradicional – com fitas, serpentinas, peças em glitter, máscaras e confetes – ou mais personalizado com uma decoração específica de máscaras e/ou fantasia. Leve em consideração o perfil do público-alvo e a identidade visual da loja.

2. Estou sem dinheiro para investir. Como faço?

Às vezes acumular gastos com decoração temática para a loja não é uma realidade para a maioria dos pequenos e médios varejistas, principalmente em início de ano quando o planejamento financeiro ainda vem sendo traçado. De qualquer forma, há inúmeras opções para se fazer uma boa decoração poupando o bolso.
Se você conseguiu guardar as decorações dos anos anteriores reutilize esses materiais e componha um ou outro item. Adereços carnavalescos também podem ser adquiridos em lojas de festas a preço de custo e até pela internet com valores mais acessíveis.
Em cidades onde há desfiles de escolas de samba ou blocos de carnaval, geralmente os barracões ou pontos de encontro dos foliões ficam abarrotados de material que nem sempre é reaproveitado para o ano seguinte. Dá pra garimpar muito artigo legal desses locais e incrementar na decoração da loja.

3. Ofertas puxam as vendas no Carnaval

Realizar ações promocionais seja com descontos em produtos ou oferecimento de vantagens na forma de pagamento é uma saída muito boa para impulsionar o faturamento da loja. Foque em produtos que tenham boa margem de lucro e também nos sazonais. Uma ideia é dar aquela boa avaliada no estoque e movimentar os produtos com prazo de validade mais próximos, por exemplo.

Após definir as ofertas, espalhe cartazes e anúncios pela loja para convidar o consumidor a seguir até a categoria com promoções. Importante ainda divulgar os preços em panfletos ou outros canais de comunicação, digitais ou não.

4. Negociação com fornecedores

As ofertas podem ser praticas a partir de uma boa negociação nos preços dos produtos. Converse e tenha um bom relacionamento com os fornecedores para que você possa aumentar a margem de lucro ou repassar as ofertas para os clientes.

5. Abasteça o estoque

Por fim, não se esqueça de verificar o estoque para não correr o risco de ruptura nas gôndolas. Veja quais são os itens em falta e faça o abastecimento dos produtos. Foque principalmente nos itens com maior saída no Carnaval.

6. Atendimento no Carnaval

O atendimento precisa condizer com o clima da loja. Além de todas as orientações básicas e treinamentos de venda junto aos colaboradores, vestir fantasias ou colocar alguns adereços podem ser uma forma bem divertida de agradar a clientela.

O atendimento personalizado é um caminho de influenciar na decisão de compra do consumidor. O ideal é que a equipe de vendedores esteja distribuída em pontos estratégicos da loja deixando que o ambiente fique mais agradável e a abordagem a mais espontânea e simpática possível.
Os vendedores também precisam estar alinhados no discurso para destacar os produtos sazonais da época e saber informar sobre as ações promocionais que, por ventura, ocorrerão com algumas categorias como bebidas e alimentos, que são o carro-chefe para a data no varejo alimentar.

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