Orgânicos: Pesquisa mapeia consumo de alimentos orgânicos no varejo

Apesar da força econômica, sudeste aparece apenas em terceiro lugar em proporção da população que adquiri esses alimentos

82
orgânicos varejo

O consumo de alimentos orgânicos no varejo, foi tema de pesquisa do Organis – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, que mapeou diversos aspectos relacionados a esse tema. Sendo, que um dos resultados mostra um certo equilíbrio entre as regiões do Brasil em relação à proporção da população que costuma comprar esses produtos.

Qual o consumo de orgânicos no país?

Entre as pessoas que haviam adquirido orgânicos, o maior índice em relação à população aparece no Sul, com 23% de respostas positivas. O resultado não é tão diferente no Nordeste, que aparece a seguir com 20% dos entrevistados afirmando ter levado orgânicos para casa recentemente.

Apesar de ter a economia mais desenvolvida do país. O Sudeste aparece apenas em terceiro lugar, com 19% da população tendo comprado orgânicos nos 30 dias que antecederam a realização da pesquisa.

A quarta posição ficou para o Centro-Oeste, com 17%. A maior disparidade aparece no Norte do Brasil, onde apenas 14% dos entrevistados haviam adquirido algum orgânico no período de até um mês antes do levantamento.

Ou seja, considerando todo o Brasil, 19% dos 1.027 entrevistados haviam feito compra de orgânicos no período analisado.

O que são alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos provêm de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que evitam agredir o solo e eliminam o uso de agrotóxicos e fertilizantes na colheita.

Portanto, as técnicas usadas para se obter os alimentos orgânicos incluem o emprego de composto orgânico para adubação e manejo de culturas.

Os orgânicos são considerados mais saudáveis para o meio ambiente e para a alimentação humana. Por isso, vem crescendo a venda de alimentos orgânicos no varejo.

Como identificar que um produto é orgânico?

Nos produtos embalados, o rótulo deve ostentar o selo (como este ao lado). Por exemplo, ele aparece até nos saquinhos que envolvem produtos frescos, como folhas e frutas. Nos ingredientes vendidos a granel, é preciso pedir para ver o certificado do produtor.

CONHEÇA O SAMBANET INVENTÁRIO

GESTÃO DO SEU ESTOQUE NA PALMA DA MÃO!

Ao entrar na Loja Virtual clique em “Já é cliente Getway?” e insira seu CNPJ e senha, a mesma que você usa em sua Área Restrita.