Prevenção de perdas: Conheça os pilares da prevenção

O objetivo do varejo com a prevenção de perdas é aumentar seu lucro e evitar gastos desnecessários

116
varejo prevenção de perdas

Você entende o que é prevenção de perdas e o impacto das perdas no varejo?

Em primeiro lugar, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPE), para o varejo as perdas representam 2,05% do faturamento líquido dos supermercados nacionais.

No varejo a prevenção envolve normas e procedimentos que tem por objetivo diminuir prejuízos. Assim, você conseguirá aumentar seu lucro e evitar gastos desnecessários, mais expressivos.

O que são as perdas?

Perda é tudo o que uma empresa perde, direta ou indiretamente e que tenha como resultado a diminuição do lucro. Assim, antes de tomar qualquer medida no varejo, é necessário que você identifique e defina suas perdas. De onde vem as perdas da sua empresa? Quanto as perdas representam do seu faturamento?

Em uma organização empresarial, existem as perdas desconhecidas e a quebra operacional. Perdas desconhecidas são todas as perdas identificadas apenas através de inventários. São os produtos que entram na loja, mas, que por motivos desconhecidos, não são localizados. Ou seja, o produto entrou no estoque, mas não está na empresa e nem há registros de baixa do mesmo.

Já a quebra operacional é definida com o número de produtos identificados como impróprios para o uso ou para comercialização. Isto é, produtos com embalagens deterioradas ou com a data de validade vencida. Como os produtos da quebra operacional são possíveis de serem identificados, é mais fácil encontrar a causa e definir soluções para essas perdas.

Feito o inventário e após a identificação, organize os dados coletados e analise possíveis estratégias de ação.

Quais são os pilares da prevenção de perdas?

Para um bom e eficiente processo de prevenção você precisa seguir alguns passos. Veja, a seguir, em quais pontos você deve ficar atento para a prevenção de perdas da sua loja:

PILARES DA PREVENÇÃO DE PERDAS

  • Envolver todos os gestores e colaboradores — A cultura da prevenção de perdas deve ser geral, não só dos funcionários destinados a esse processo. Todos os colaboradores e gestores devem ter consciência de que as medidas preventivas não devem ser feitas apenas por um ou dois funcionários, mas por todos da empresa;
  • Profissionais focados na prevenção de perdas — ter uma equipe dedicada, ou um profissional, cuja única responsabilidade e meta, é estabelecer e acompanhar os processos para prevenção de perdas;
  • Processos — ter definido e comunicado os processos de prevenção de perdas da empresa, com treinamentos constantes aos funcionários da loja e sua responsabilização pelo resultado;
  • Inventários — Estes são indispensáveis no processo de prevenção de perdas. Caso seu supermercado não tenha pessoas qualificadas para tal função, terceirize o trabalho. Tenha a certeza de que seu inventário não possuirá erros. Se for fazer um inventário com dados errados, é melhor que não o faça.

Conclusão

A má gestão de compras, o excesso de estoque, a falta de treinamento dos colaboradores, temperaturas inadequadas das máquinas refrigeradas, lançamentos errados e erros nos inventários, todos esses fatores são pontos que aumentam e interferem nas perdas da sua empresa. Por isso, envolva toda a empresa nas boas práticas de prevenção e inicie, agora mesmo, o Programa de Prevenção de Perdas.

CONHEÇA O PROFIT INFO

FACILITE SEU DIA A DIA!

Ao entrar na Loja Virtual clique em “Já é cliente Getway?” e insira seu CNPJ e senha, a mesma que você usa em sua Área Restrita.

Conheça o Profit Info e facilite seu dia a dia.