Cotação de preços: Veja dicas para uma boa gestão de compras

O compras é um dos setores mais importantes de uma empresa. Confira como fazer cotação de preços.

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GETWAY - AUTOMAÇÃO COMERCIAL DO VAREJO - COTAÇÃO DE PREÇOS

Uma cotação de preços é fundamental para o sucesso do negócio. É preciso desmistificar que a gestão de compras é mera burocracia. E colabore com os resultados da empresa, tornando-se, assim, uma posição estratégica dentro da organização.

O que é uma cotação de preços

Cotação e tomada de preços têm significados parecidos, mas não se referem apenas ao valor monetário de um produto. As duas expressões estão ligadas à busca de informações concretas sobre um produto ou um serviço antes da compra ou da contratação.

Além do valor em espécie, são avaliadas as condições, a qualidade, as características, as marcas e a possibilidade de contrapropostas.

Em última análise, a empresa lança no mercado a solicitação de cotação de preços e recebe as propostas das empresas fornecedoras, sempre contendo preço, prazo, formas de pagamento e características do serviço ou do produto. Todas essas informações chegam documentadas.

Dicas para uma boa compra

Seguem algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a melhorar a cotação de preços.

1. Negociação de valores para compras

O importante é não aceitar o primeiro valor como definitivo, mesmo se for da empresa que forneceu a menor cotação, pois é comum jogar o preço para cima para ter margens de negociação.

Antes de mais nada é preciso analisar pelo menos 3 cotações. Menos que isso existe grande chance de pagar mais caro por um produto que pode ser encontrado por condições mais em conta.

2. Fechamento de grandes compras

Quem compra mais garante descontos maiores e pode economizar no orçamento — sem contar que aumenta o poder de barganha. Nesse caso, sempre que tiver um orçamento mais livre é possível fazer uma compra maior para sobrar mais na frente.

Logicamente é preciso conhecer a necessidade do serviço e a aceitação do produto no mercado. Caso contrário, a chance de ficar com produtos encalhados aumenta.

3. Parcerias

Firmar parcerias ajuda em situações de urgências. Se a equipe conhecer bem os preços praticados no mercado, é possível encontrar um preço justo dentro dessas parcerias.

Sem contar que trocar de fornecedor a cada cotação não possibilita a criação de laços de confiança.

4. Contratos em longo prazo

Os contratos em longo prazo são importantes na hora de negociar prazos e descontos. Além disso, é possível estipular cláusulas que garantam a qualidade e uma possível quebra de contrato se um dos itens não for cumprido pelo fornecedor.

5. Não se tornar dependente

Mesmo com o fechamento de grandes contratos e com as parcerias atuais, uma gestão de compras eficientes não pode se dar ao luxo de ficar dependente desses fornecedores.

Em primeiro lugar porque mudará o lado da negociação e não será mais capaz de negociar preços, prazos e qualidade. Por isso, não é de bom tom sentar na comodidade de contratos antigos, mesmo que eles estejam cumprindo com o prometido e com a necessidade da empresa.

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