Conciliação de Cartões, qual a sua importância?

77
GETWAY - AUTOMAÇÃO COMERCIAL DO VAREJO - Homem digitando em um notebook, olhando um cartão de crédito. Para saber mais sobre a conciliação de cartões.

Um dos meios mais utilizados para se fazer pagamento hoje em dia é o cartão. Seja de crédito ou débito. Pode se dizer que isso ocorre pela praticidade e facilidade de seu uso. Sendo assim, uma empresa ou negócio precisa para controle financeiro da conciliação de cartões.

Segundo a ABECS (Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito), os brasileiros movimentaram cerca de R$ 720 bilhões de compras em cartões no primeiro semestre de 2018. Fazendo crescer 13,6% em comparação com o ano anterior. O que nos mostra um grande crescimento e uma maior oportunidade de vendas para empresários. “O crescimento do mercado de meios de pagamentos eletrônicos, bem acima do desempenho da economia, mostra o vigor deste segmento e o potencial que existe para a migração de uso de pagamentos”, diz o presidente da ABECS, Fernando Chacon.

Mas sabemos que não é fácil realizar esse ajuste. Afinal, é preciso controlar compras a vista, a prazo, parceladas, cancelamentos e outros. Assim, entendemos a conciliação de cartões não é tarefa simples. Mas com treinamento, a conciliação de cartões se torna uma ferramenta muito importante.

O que é a conciliação de cartões?

A conciliação de cartões nada mais é do que uma relação de todos os cartões, bandeiras e métodos de pagamentos.

Ou seja, quando se realiza uma venda com cartão, é preciso saber quais as taxas daquela operadora de cartão e quais as taxas para os métodos definidos. Por exemplo, quando três vendas são feitas no valor de R$ 100,00, mas uma foi feita em cartão de débito à vista, outra crédito parcelado e outra crédito à vista, cada uma dessas transações têm sua taxa própria.

Qual a sua importância?

A conciliação de cartões traz alguns benefícios para seu negócio. Um dos principais é o controle de valores recebidos. Isso porque, além das taxas tornarem o valor irregular, o tempo de pagamento também é algo influenciável. Ou seja, quando uma compra é feita à vista no débito, ela será recebida instantaneamente. Já uma compra a crédito à vista, será recebida, normalmente, num intervalo de 30 dias. E uma compra a crédito parcelada será recebida durante a quantidade de meses disposta nas parcelas. Todo esse ciclo dificulta o controle financeiro e de fluxo de caixa da sua empresa. Nos mostrando como esse processo de conciliação é importante.

Outro benefício é a confirmação dos valores recebidos. Assim, podemos saber qual porcentagem dos valores de vendas estamos recebendo. Além de, poder calcular de forma mais simplificada as taxas administrativas.

Conheça a Conciliação de Cartões Getway. Com essa ferramenta você ganha mais tempo e dinheiro. Saiba mais no folder abaixo: