Quais as vantagens de um sistema em nuvem?

O sistema em nuvem está sendo cada vez mais empregado nas empresas do Brasil e do mundo

98

Pequenas, médias e grandes empresas já estão investindo em sistemas em nuvem, que oferece algumas vantagens interessantes quando comparada com sistemas locais.

Pode-se dizer que haverá otimização na execução de tarefas, aumento na eficiência dos processos, redução de custos, adoção de práticas sustentáveis, entre outros benefícios.

Além disso, não podemos deixar de mencionar que a sua empresa se tornará mais tecnológica, adequando-se às necessidades do mercado atual e provendo soluções de maior qualidade para os seus clientes. Qual empresa não quer isso?

Ficou interessado? Então, continue a leitura deste artigo e veja 5 vantagens do sistema em nuvem para pequenas e médias empresas. Não perca!

O que é um sistema em nuvem?

Um sistema em nuvem é aquele que é executado em uma plataforma cloud computing. Esse recurso se modernizou nos últimos anos por conta da popularização da computação remota e pelo aumento do uso de dispositivos móveis no ambiente corporativo.

Para facilitar o entendimento, devemos evidenciar que o cloud computing é o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio da internet.

Essa funcionalidade está sendo utilizada por pessoas e empresas, principalmente por conta da segurança da informação e da possibilidade de se acessar os documentos em qualquer lugar do mundo.

A tecnologia da computação em nuvem permite que os arquivos sejam acessados por meio de qualquer dispositivo, não necessitando estar em sua casa ou em sua empresa. É válido evidenciar que algumas plataformas oferecem funcionalidades extras muito interessantes para os seus usuários.

Quais são as vantagens?

O sistema em nuvem apresenta uma série de vantagens sobre os sistemas locais. Além de simplificar toda a gestão, é possível reduzir o uso de papel, pois não será necessário, dentre outras coisas, imprimir inúmeros documentos para serem levados em uma viagem.

Veja, a seguir, algumas vantagens para pequenas empresas.

1. Tenha facilidade de acesso

Acessar informações valiosas por meio de um sistema em nuvem é muito mais fácil do que em qualquer outro tipo de sistema. Além desse aspecto, é válido evidenciar a organização.

2. Ganhe mobilidade corporativa

A mobilidade corporativa também é uma vantagem considerável do uso de sistemas em nuvens. Como destacado, as informações poderão ser acessadas pelas pessoas autorizadas mesmo que elas estejam fora do ambiente corporativo. É importante destacar que o sistema em nuvem permite que os dados sejam acessados por meio de vários dispositivos, como celulares e tablets.

3. Assegure a redução de custos

A redução de custos também é uma vantagem considerável do uso de sistemas em nuvem. Além da redução nos gastos com impressões, não será mais necessário contar com grandes espaços para o armazenamento de documentos, contratos e outras informações valiosas. O custo com servidores, data centers e os respectivos profissionais para cuidar da infraestrutura de Tecnologia da Informação não serão mais necessários.

4. Compartilhe as principais informações

Pequenas e médias empresas podem compartilhar as principais informações relativas ao seu negócio por meio de sistemas em nuvem, oferecendo aos colaboradores diversas opções de acesso. Hoje, já é possível contar com uma gestão 100% online, em que qualquer dispositivo que tenha acesso à internet permita a conexão do usuário com os dados armazenados. Setores como vendas, estoque, financeiro e recursos humanos poderão ser acompanhados simultaneamente, permitindo que o gestor saiba como está o andamento das atividades em tempo real.

5. Garanta a segurança de backup

A segurança é uma vantagem interessantíssima do uso de um sistema em nuvem. O conhecimento popular faz com que muitas pessoas considerem que as informações armazenadas na nuvem estejam mais vulneráveis do que se forem armazenadas fisicamente. Esse é um dos principais enganos sobre a tecnologia cloud computing. Os sistemas em nuvem são, em sua maioria, certificados por instituições globais, que garantem as melhores e mais rigorosas práticas para garantir a segurança da informação e, consequentemente, a confiabilidade dos dados.

Conheça o Sambanet Info

Plataforma de gerenciamento na palma da sua mão.