Regra de ouro para o Backup

A palavra-chave é segurança de dados

96

Para empresas que queiram estruturar o seu backup de uma forma segura, uma boa ideia é seguir a regra do backup 3 x 2 x 1.

Que consiste em ter 3 cópias do backup sendo 2 cópias locais na empresa em storages ou HD externos separados e uma cópia fora do ambiente da empresa na nuvem.

Para as cópias locais é preciso criar rotinas diárias e semanais ou diárias e mensais, conforme importância dos dados. Essas cópias servem para efetuar uma restauração de um arquivo ou restauração de algum servidor.

E a terceira cópia tem que estar fora do ambiente da empresa, o que se mostra mais eficiente. Essa cópia serve para recuperação de desastres que podem vir a acontecer com o ambiente físico da empresa (enchentes, fogo, descargas elétricas) ou casos de roubo, ataques cibernéticos, entre outros.

Tão importante quanto ter essas rotinas é fazer o acompanhamento delas, fazendo monitoramento dos alertas, analisando versão dos arquivos e testes periódicos de restauração. Dessa forma você tem a segurança de ter seus dados protegidos
disponíveis em qualquer parte do mundo e evita surpresas em casos de uma restauração mal sucedida. Opte também por usar ferramentas de qualidade e que o fornecedor ofereça suporte de fácil acesso.

Conheça o Backup Diário Getway, a solução de backup em nuvem, que salva seus dados de forma rápida e automática.