Novo vazamento expõe 1 bilhão de combinações de senhas e e-mails

Veja como descobrir se você foi afetado e o que fazer em caso positivo

133

Se você está usando a mesma senha em seu e-mail há algum tempo, esta talvez seja hora de trocá-la. Um novo vazamento de dados expôs na web mais de 1 bilhão de combinações únicas de senhas e contas. A descoberta foi relatada primeiro pelo especialista em segurança Troy Hunt, que ouviu de fontes que as informações haviam sido disponibilizadas no serviço de armazenamento na nuvem MEGA e também em um fórum de hackers.

Segundo Hunt, os dados da chamada Collection #1 foram divididos em 12 mil arquivos separados, totalizando mais de 87 GB de documentos. As listas trazem, ao todo, 2,7 bilhões de linhas de e-mails e senhas, que geram 1,16 bilhão de combinações únicas. As informações reunidas nesses arquivos vieram de mais de 2 mil fontes diferentes, que tiveram a segurança quebrada por invasores em algum momento a partir de 2015.

Estima-se, inclusive, que a maior parte das informações contidas nos documentos já haviam sido vazadas. Ainda assim, mais de 10 milhões de senhas e 140 milhões de endereços listados foram considerados “novos” por Hunt.

“Parece simplesmente uma seleção aleatória de sites e bancos de dados feita apenas para maximizar o número de credenciais disponibilizadas para hackers”, disse o especialista.

As informações, no entanto, não são necessariamente recentes: em seu blog, Hunt também relatou que encontrou dados seus no meio da lista, mas ressaltou que, no caso dele, as senhas eram todas mais antigas. Ainda assim, é melhor se prevenir.

Não deixe seus dados desprotegidos, entre contato com a franquia de sua região e saiba mais sobre produto Backup Diário.