NF-e 4.0: Saiba o que muda com a nova versão da nota fiscal eletrônica

Novo layout começa a valer a partir de 1 de agosto e emitir notas fora do padrão não será mais possível.

262

Se você vive o dia a dia do mundo supermercadista certamente já deve ter ouvido falar sobre a chegada da NF-e 4.0. Porém, ainda existe muita gente que não sabe o que muda na NF-e 4.0 e porque os profissionais devem ficar atentos às novas regulamentações preconizadas pelo Governo Federal.

A partir do mês de agosto de 2018, o modelo mais antigo será desativado e aqueles que ainda não tiverem se adaptado às novidades não poderão mais emitir as suas notas. É justamente por conta disso que você precisa saber quais são essas mudanças e o que deve ser feito para que a sua empresa as adote hoje mesmo.

O que é a NF-e 4.0?

A NF-e é uma sigla para Nota Fiscal eletrônica. Esse documento foi criado como uma das prerrogativas do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e tem como objetivo substituir a versão tradicional de papel das notas fiscais. A NF-e tem validade jurídica graças à assinatura digital do emissor.

A NF-e substitui a Nota Fiscal Modelo 1 e 1-A por completo, ou seja, como Nota Fiscal de entrada, nas operações de importação e exportação, nas operações interestaduais e nas operações de remessa simples. A versão eletrônica do documento permite que a Secretaria da Fazenda monitore todas as etapas do processo de circulação de mercadorias, o que resulta em maior segurança e agilidade na fiscalização.

Datas importantes:

  • 20/11/2017 – Abertura do Ambiente de Homologação para testes
  • 02/07/2018 – Abertura do Ambiente de Produção para emissão de notas pelo novo layout (são aceitas notas tanto na versão 3.10 quanto na versão 4.0).
  • 01/08/2018 – Desativação da versão 3.10 do layout anterior e prazo máximo de migração para a NF-e 4.0.
[mpc_alert preset=”mpc_preset_13″ icon=”eti eti_check_alt2″ icon_color=”#ffffff” icon_size=”24″ icon_background_color=”#80c479″ icon_padding_divider=”true” icon_padding_css=”padding-top:25px;padding-right:35px;padding-bottom:25px;padding-left:25px;” font_preset=”mpc_preset_37″ font_color=”#0a0a0a” font_transform=”uppercase” font_align=”left” content_padding_divider=”true” content_padding_css=”padding-top:25px;padding-right:25px;padding-bottom:25px;padding-left:35px;” enable_dismiss=”true” dismiss_icon=”eti eti_close” dismiss_icon_color=”#ffffff” dismiss_icon_size=”24″ dismiss_background=”#80c479″ dismiss_padding_divider=”true” dismiss_padding_css=”padding-top:0px;padding-right:26px;padding-bottom:0px;padding-left:28px;” hover_dismiss_background=”#73b570″ background_color=”#88d282″ border_css=”border-width:10px;border-color:#80c479;border-style:double;border-radius:5px;” padding_divider=”true” margin_divider=”true” margin_css=”margin-bottom:30px;”]Novo layout da NF-e, versão 4.0, está disponível para download na Área Restrita de clientes Getway. Quem não estiver atualizado ficará impossibilitado de emitir este modelo de documento fiscal e por consequência promover qualquer operação de circulação de mercadoria ou outra qualquer para a qual a legislação tributária exija a emissão da NF-e.

Não deixe para depois, FAÇA O DOWNLOAD O QUANTO ANTES na Área Restrita de clientes Getway. A partir do dia 01/08/2018 a Secretaria da Fazenda só aceitará notas fiscais eletrônicas na versão 4.0.

Em caso de dúvidas entre em contato com a Franquia da sua região via Caixa Postal Privativa ou com Suporte Técnico da Getway no telefone (19) 3794-8210.[/mpc_alert]