Supermercados aproveitam período da Copa para elevar vendas

Mesmo faltando pouco tempo para a Copa, ainda há tempo para aproveitar bem a ocasião e se preparar para obter elevação no faturamento

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A Copa do Mundo é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros. Durante aproximadamente 30 dias, empresas e pessoas simplesmente param, sempre que possível, para confraternizar e torcer pela seleção canarinho. Enquanto alguns reclamam da lentidão dos negócios nessa época, outros faturam com a chegada do evento. A verdade é que mesmo faltando pouco tempo para a Copa, ainda há tempo para aproveitar bem a ocasião e se preparar para obter elevação no faturamento.

De modo geral, tanto a indústria quanto o varejo costumam ter boas oportunidades nessa época. Na indústria, a de eletroeletrônicos costuma registrar vendas elevadas, principalmente de TVs. Afinal, quem não quer uma imagem bem limpa e gigante na sala para receber família e amigos?

Além dela, as fabricantes de alimentos e bebidas também tendem a acumular bons lucros. Trata-se de uma boa época para lançar produtos especiais, novos sabores e até edições limitadas. É hora de reunir as pessoas e toda festa pede boa comida e bebida.

De acordo com dados da última Copa em 2014, aqui no Brasil, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (Cerv Brasil) registrou aumento no consumo. Nada menos que 1,04 bilhão de litros consumidos, com alta de 6,3%, além da venda de televisores que segundo a consultoria Gfk, superou 100% nas vendas naquela época.

Ocasião

O especialista em marketing e varejo, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Maurício Morgado, acredita que um planejamento eficaz deve envolver todos os setores da empresa, com o objetivo de desenvolver o melhor mix para a época.

“A Copa é uma ocasião bem especial no calendário do brasileiro e os supermercados devem se preparar para esta época. Reunir-se previamente com colaboradores e fornecedores pode contribuir para definição do mix de produtos e alinhar ações voltadas para a época”, ensina Morgado.

Alavancando vendas

É importante aproveitar esse período para alavancar as vendas dos itens mais consumidos. Os produtos que apresentam maior crescimento de venda são cerveja, refrigerante, milho de pipoca, pipoca para microondas, salgadinhos e petiscos. É importante não esquecer dos itens relacionados ao churrasco, como carnes, condimentos, temperos e azeite. Vinhos e destilados são outros produtos que também apresentam um bom aumento nas vendas durante o período.

Bebidas e tira-gosto

No Sul de Minas, na cidade de Três Corações, o diretor do GF Supermercados, Gustavo Gorgulho Franco, espera aumentar suas vendas com apostas em bebidas e agregados. “Com certeza temos que aproveitar o momento, pois traz aumento de venda. Já fizemos algumas análises para o período e o nosso foco será em bebidas e o que vem agregado como tira-gosto; churrasco; rotisseria; entre outros”, disse Franco.

Gustavo ainda enfatiza que já realizou um levantamento dos horários dos jogos, além de dados que indicam o comportamento do consumidor em dias de jogos, que no interior, cerca de 80% das pessoas assistem aos jogos em casa. Fator que favorece supermercados da região. “Já analisamos os jogos que serão na parte da tarde ou fim de semana, pois estes terão maior audiência. Além disso, mais de 70% da população assiste aos jogos em casa. No interior este número passa dos 80%”, ressalta Franco.

Decoração

O fato é que a Copa é um momento marcante, com um fator emocional muito forte. Durante os jogos, pessoas de diferentes classes sociais e idade costumam se reunir para acompanhar a seleção. Até quem normalmente não costuma gostar de futebol fica sem resistir a essa celebração popular.

Explorar o clima da Copa pode influenciar muito na decisão do cliente. Portanto, nada melhor a trabalhar na decoração da loja com adereços específicos, predominantes nas cores verde e amarelo. Eles podem ser contribuir para tornar a loja mais atrativa.

Ações

Esta é uma oportunidade ímpar para se desenvolver ações promocionais, pois não há tema melhor do que o apelo da Copa do Mundo de Futebol. Destacar pontos extras de produtos para atraírem a atenção dos consumidores, além de preparar tablóides e outras formas de comunicação visual na loja e ao redor dela, podem contribuir para impulsionar o aumento nas vendas de determinadas categorias.

Para Morgado, ações promocionais até contribuem, mas deve ser levado em consideração dados que se baseiam no volume de vendas e o que almeja no resultado final. “Ações promocionais sempre são interessantes, mas deve ser realizadas com base em indicadores de vendas e o que se pretende alcançar no final”, disse.

Otimismo

A Copa traz com ela um mundo de oportunidades para o varejo e uma delas é possibilidade de faturar mais e quem sabe, comemorar o hexacampeonato na nossa Seleção.