Índice de Confiança do Consumidor é o maior dos últimos anos

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apontou resultado positivo para este mês e indica melhora na percepção do consumidor em relação à economia

46

Índice de Confiança do Consumidor (ICC) na cidade de São Paulo atingiu 117 pontos em janeiro e é o maior dos últimos três anos e quatro meses. A alta é de 6,9% em relação aos 109,5 pontos registrados em dezembro. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

O resultado, que é o maior desde setembro de 2014, aponta a quarta alta seguida no indicador que avalia as condições econômicas atuais e as expectativas futuras dos consumidores. No comparativo anual, o ICC registrou crescimento de 14,4%. Os dados são da FecomercioSP.

Momento atual e expectativas

O ICC é composto por duas variáveis, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC).

O ICEA subiu 8,6%, ao passar de 82,8 pontos em dezembro para 90,0 pontos em janeiro, a maior pontuação desde abril de 2015. No comparativo anual (janeiro de 2017 com janeiro de 2018), o Índice das Condições Econômicas Atuais subiu 32%.

O IEC avançou 6,1%, passando de 127,2 pontos em dezembro para 134,9 pontos em janeiro. No comparativo anual, o índice que mede exclusivamente a expectativa do consumidor registrou elevação de 8%.

Fonte: http://www.portalnovarejo.com.br